A primeira etapa da Liga Carioca de Downhill aconteceu, neste domingo (2), na pista da Usina, no Frade, Região Serrana de Macaé. Cento e dez atletas de alto nível, de todo país, participaram da disputa, uma das mais importantes de Mountain Bike (MTB) no cenário nacional. A competição abriu a temporada do ranking 2023.
Como o downhill é um esporte de muita velocidade e alto nível de precisão, os competidores tiveram que manter o controle da bike em pista cheia de obstáculos de tirar o fôlego, fazendo jus à expressão “ladeira abaixo”. A pista da Usina, no Frade, é reconhecida pelos esportistas da área.
“A pista tem tudo para essa competição. Além de ser longa, possibilita grandes saltos, sendo ainda de fácil acesso ao público”, disse o competidor da categoria B2, Bruno Baeta, de Nova Friburgo.
O presidente da Liga Carioca de Downhill, Nestor Vidal, destacou que a etapa em Macaé representa um momento especial.
“A pista já recebeu o campeonato Brasileiro da modalidade em 2013. A retomada dessas competições no local, torna a abertura do ranking da Liga Carioca 2023 muito especial”, frisou.
A premiação entregará medalha de participação para todos os inscritos e troféus para os cinco primeiros colocados de cada categoria. As próximas etapas estão previstas para os dias 17 de abril, em Barra de São João, 26 de junho em Nova Friburgo e 9 de outubro, em Magé.