A Prefeitura de Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, sancionou a Lei 8524 que institui o Plano Diretor de Turismo 2023-2030. O objetivo geral da Lei é propor ações que estimulem e oportunizem o desenvolvimento turístico sustentável, integrado e participativo.
“Sancionamos a Lei do Plano Diretor de Turismo que é um instrumento extremamente importante para garantir avanços nesta que é a principal atividade de desenvolvimento sustentável e econômico do nosso município. Com a lei, podemos garantir a participação de Petrópolis em editais e programas para que possamos fomentar, cada vez mais, o turismo do município”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
O Plano Diretor de Turismo foi elaborado utilizando a metodologia do Ministério do Turismo. Desta forma, foi possível quantificar e mapear todos os atrativos, número de empregos, empresas, faturamento, percentual de microempreendedores individuais, pequenas, médias e grandes empresas, distritos, entre outros pontos.
“Temos um documento extremamente robusto, construído sob os alicerces da participação popular, com informações valiosas. Obviamente, como todo Plano de longo prazo, ele deve ser reavaliado de tempos em tempos, para verificar se as metas estabelecidas estão sendo cumpridas. O plano, assim como a Lei, é primordial para que possamos alcançar a excelência”, frisou a secretária de Turismo Silvia Guedon.
Fonte: Portal Mercado & Eventos.