Rio Construção: Firjan Centro-Norte reúne empresários e representantes das prefeituras da região para discutir avanços para o setor

Firjan Centro-Norte Fluminense reuniu nesta quarta-feira (19/4), em Nova Friburgo, empresários, especialistas e representantes das prefeituras de Nova Friburgo, Bom Jardim e Cordeiro para discutir os avanços da indústria da Construção Civil, segmento que mais gera emprego em todo o estado. O evento faz parte do projeto “Rio Construção”, que reúne diferentes ações da federação e suas instituições em busca do aumento da produtividade do setor e da competitividade das empresas.

“A Construção Civil movimenta não só diversos setores da indústria, como também de Serviços e Comércio. Fortalecer este setor é alavancar toda a cadeia econômica”, destacou Ediwar Ismério, presidente do Sinduscon-CN.

Os participantes também puderam conhecer melhor o projeto “Rio Construção” e as ações da federação para desenvolver o setor, como o “Licença 4.0”, iniciativa da Firjan que busca, junto às prefeituras, analisar e identificar oportunidades de melhoria nos processos de licenciamento de obras, um dos maiores entraves ao setor da construção; e o “#RioConstruçãoBIM”, uma ação da Firjan SENAI que busca ofertar à Indústria e ao poder público soluções eficientes para o processo de implantação BIM.

“O Rio Construção foi elaborado com a contribuição de dezenas de empresários e todos os sindicatos empresariais do setor, a iniciativa compreende um conjunto de ações que visa aumentar a produtividade e contribuir com a expansão do da indústria da Construção”, afirma Andreia Arpon, especialista setorial da Firjan e gestora do projeto Rio Construção.

Licença 4.0

Nova Friburgo é o segundo município do estado a firmar parceria com a Firjan para o “Licença 4.0”, que fez o mapeamento do fluxo dos processos de licenciamento de obras e propôs melhorias para dar mais celeridade a todas as etapas envolvendo o licenciamento de obras e construções, nas suas diversas modalidades e tipologias construtivas. A primeira cidade a implantar o programa foi Três Rios, em maio do ano passado.

“Essa parceria com a Firjan tem ajudado bastante a nossa cidade e trouxe avanços significativos em nossos processos de licenciamento, como a redução do tempo de análise. Agora, estamos aprovando em meses o que antes demorava anos. Conseguimos organizar o fluxo e integrar as equipes. Eu recomendo para outras cidades”, disse Andrea Duque Estrada, secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável.

#RioConstruçãoBIM

Encarar os desafios da transformação digital na Construção Civil e disseminar  o conhecimento da metodologia BIM para dar mais celeridade aos projetos, com a digitalização dos processos e o aumento da produtividade nas obras. Esse é o objetivo do “Rio Construção BIM”, que implementou um projeto piloto em Nova Friburgo para realizar o diagnóstico de maturidade simplificado e o Plano de implantação BIM, por meio de uma capacitação, realizada pelo Centro de Referência em Construção Civil.

“O BIM é um conjunto de políticas, processos, tecnologias e pessoas que geram uma metodologia para gerenciar os dados digitais essenciais do projeto e da construção ao longo do ciclo de vida do empreendimento”, explica Cristiane Magalhães, especialista técnica em Construção BIM da Firjan SENAI.

Outras iniciativas para melhorias do setor

Durante o evento também foram apresentados outros projetos que visam o avanço do setor, como o Centro de Referência em Construção Civil da Firjan SENAI SESI; o Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan SENAI; as ações voltadas para a saúde e segurança do trabalhador; e os profissionais formados pela Firjan SENAI e que estão à disposição do mercado.