As secretarias municipais de Saúde e de Mobilidade Urbana da Prefeitura de Nova Friburgo se juntaram neste mês em prol da campanha ‘’Maio Amarelo’’. Colocam em pauta um assunto tão importante, que precisa ser cada vez mais debatido: acidentes de trânsito.
O Maio Amarelo tem como objetivo conscientizar sobre o tema, a fim de diminuir os índices e casos de acidentados. Em Nova Friburgo existe um protocolo para que ocorrências sejam assistidas, primeiramente, pelo Hospital Municipal Raul Sertã. Os dados da prefeitura mostram que mais de 260 pilotos foram atendidos na unidade de 1º de janeiro até 22 de abril de 2023.
Em janeiro foram registrados 69 casos de incidentes envolvendo motos, com os motociclistas atendidos no Raul Sertã. Em fevereiro, 79; em março, 77; e em abril (até o último sábado), 37. Em esfera nacional, segundo o Ministério da Infraestrutura, acidentes de trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no Brasil.
Visando o debate e a promoção de orientações, principalmente ao público-alvo, que são os motoristas, os profissionais da Saúde e da Smomu realizarão atividades com os pacientes da ortopedia do hospital, levando a informação para evitar que os casos continuem acontecendo. Uma cartilha também será liberada para diversos setores com instruções para diminuir os dados.
Contribua fazendo a sua parte:
1- Tenha cautela no trânsito, dirija por você e pelo outro;
2- Não utilize o celular enquanto dirige. Além de ser perigoso é uma infração, que prevê multa;
3- Faça a manutenção regularmente do seu veículo;
4- Se beber, é claro, não dirija;
5- Use o cinto de segurança, mesmo sendo passageiro. Ele salva vidas.