MPRJ participa de audiência pública para debater políticas públicas para a pessoa idosa no Estado

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) participou, nesta quarta-feira (26/04), de audiência pública realizada na Alerj para debater e avaliar políticas públicas para a pessoa idosa no Estado do Rio. A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça do Idoso  (CAO Idoso/MPRJ), Cristiane Branquinho, enfatizou no encontro a necessidade de retirar do papel e implementar as políticas públicas para garantir condições dignas às pessoas idosas.

“Recebemos muitas notícias de situações de negligência, violência psicológica, abuso financeiro. E aí a gente precisa lançar luz para este problema, porque o Estado tem a obrigatoriedade de implementar políticas públicas, inclusive com prioridade de dotação orçamentária para iniciativas direcionadas para essa população. É fundamental que cada vez mais existam ações afirmativas, pois não podemos mais ficar apenas no discurso”, pontuou Cristiane Branquinho.

O auditório da Escola do Legislativo estava cheio de interessados na discussão, que foi promovida pela Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj. O MPRJ compôs a mesa do evento ao lado do presidente da Comissão, Munir Neto; do secretário Estadual de Envelhecimento Saudável e Juventude, Alexandre Isquierdo; do defensor público Valmery Jardim; da presidente da Fundação Leão XIII, Luciana Calaça; do secretário de Ordem Pública de Volta Redonda, Luiz Henrique  Barbosa. Esteve presente ao encontro a coordenadora de Projetos de Extensão da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnAti/Uerj), Sandra Rabello; e do deputado estadual Otoni de Paula, que fez uso da palavra.

Diversos participantes bateram na tecla de que é preciso acabar com a disparidade que há entre o que está previsto na legislação e o que há de ação implementada na prática. “Com a audiência buscamos ouvir as expectativas da população, mas também discutir maneiras para alcançar resultados efetivos. O objetivo é melhorar a vida das pessoas idosas e também garantir o exercício da plena cidadania”, disse o deputado Munir Neto.

Para aprofundar as discussões sobre este tema, o MPRJ realizará, através do IERBB, juntamente com a ALERJ, SBGG, FIOCRUZ, CRN4, UNATI/UERJ, no dia 19 de maio, evento sobre a política pública de cuidados para a pessoa idosa. O encontro reunirá os gestores do Estado e de todos os municípios, para sensibilizar e indicar sobre a necessidade de implementação dessas ações.

Por: MPRJ