Prefeito de Itatiaia estaria deixando alunos sem aula por causa de apadrinhamentos

Supostamente com carência de professores de algumas disciplinas consideradas essenciais, a rede municipal de ensino de Itatiaia estaria ainda mais prejudicada pela política de apadrinhamentos no governo do prefeito Irineu, dizem na cidade do sul fluminense.

O déficit no quadro docente seria resultado da desvalorização dos servidores concursados, mas também teria a colaboração de mazelas administrativas do gestor.

Um exemplo recente teria sido a designação da servidora Bruna Machesini Silva para atuar na função gratificada de responsável pelo expediente da secretaria de educação.

Bruna, que seria esposa do secretário de Educação João Villas-Boas, acabou ficando mais perto do esposo. Mas acabou ficando mais longe da sala de aula, sendo ela professora de ciências, uma das matérias mais importantes do currículo escolar e que estaria em falta na rede municipal de Itatiaia.

Em dezembro, Irineu chegou a cancelar a função gratificada de Bruna por meio da portaria 5.001/2022, ato que o prefeito acabou tornando sem efeito cinco dias depois por meio de outra portaria, a 5.043/2022.

Bruna pode ser considerada uma privilegiada entre os servidores concursados de Itatiaia, já que o prefeito parece só ter olhos para os cargos comissionados. Algumas dezenas desses CCs foram contemplados esta semana com exonerações, indenizações que ultrapassaram R$ 10 mil e renomeados em um intervalo de apenas dois dias, enquanto Irineu deixou os concursados chupando dedo. Para ler essa matéria, clique nesse link.