Exonerações de funções gratificadas de guardas municipais de Itatiaia causam mais desgaste ao governo de Irineu

Eleito com a promessa de valorizar os servidores concursados e “colocar os ratos de Itatiaia dentro de uma gaiola”, o prefeito de Itatiaia, pelo que parece, anda confundido algumas posições do organograma municipal com uma espécie de “panelinha do Irineu.”

Isso porque o governante exonerou no final de abril quase todos os cargos comissionados e funções gratificadas invocando a lei de responsabilidade fiscal, causando um impacto milionário em indenizações. Duas semanas depois, a maioria dos CCs e FGs já estavam renomeados pelo que constam as últimas edições do boletim oficial. Para ler uma matéria sobre esse assunto, clique nesse link.

Um dos setores do funcionalismo público municipal que estariam mais descontentes com a farra das exonerações e renomeações de Irineu seria a Guarda Municipal, já que o alcaide teria retirado diversos FGs da corporação para apadrinhamentos políticos.

A exoneração em massa dos CCs chegou a dar esperanças de que Irineu promoveria a descompressão da folha de pagamentos para ter mais recursos para a valorização dos concursados, o que acabou não acontecendo, já que o governantes acabou colocando seu “trem da elegria” em movimento dois dias depois, quando promoveu a primeira leva da renomeações. Para ler a matéria completa sobre as exonerações, clique nesse link.

No que tange a guarda municipal, além dos FGs retirados por Irineu, os agentes ainda precisam apertar ainda mais seus esmirrados salários para, incluisive, fazerem vaquinha para consertarem as motos da corporação, já que o governo Irineu pareceabandonar o patrimônio municipal enquanto promove um “festival de contratos milionários de terceirização.” Para ler a matéria sobre a vaquinha da guarda municipal para conserto das motos, clique nesse link.

Outro exemplo recente é o abandono da lavanderia do hospital municipal que parece ter sido deixada de lado pela terceirização enxoval hospitalar, cirúrgico e de utilização das equipes da unidade de saúde, custeio que, inclusive, deve contemplar um sistema de rastreamento das roupas. Para ler a matéria sobre esse assunto, clique nesse link.