Paraty Celebra Festa do Divino – Patrimônio Cultural Brasileiro

Em 2023 a Festa do Divino Espírito Santo de Paraty celebra 10 anos do Registro como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Iphan. Manifestação cultural e religiosa de origem portuguesa, a Festa é acontecimento que envolve toda a comunidade, rememorando séculos de História e compreendendo diversos espaços, sendo os principais localizados no Centro Histórico e arredores: a Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios, a Praça da Matriz, a casa do festeiro e as ruas pelas quais a procissão passa durante os dias de celebração. A decoração tem bandeiras nas cores vermelho, simbolizando o Espírito Santo, e branco, simbolizando a paz e a pomba no Batismo de Jesus. 

O Dossiê de Registro da Festa do Divino Espírito Santo da Cidade de Paraty afirma: “Trata-se de um bem cultural complexo, que enuncia um conjunto de celebrações e formas de expressão, religiosas e profanas, e de saberes e fazeres que ocupam a praça, as igrejas e as casas dos devotos. Tecida pelos paratienses como patrimônio vivo e dinâmico, a Festa do Divino está em constante diálogo com o rico conjunto arquitetônico da Cidade Histórica, dando-lhe vivacidade e constituindo fortes sentidos de identidade com este lugar de memória. Realizada há cerca de três séculos em Paraty, ao preservar símbolos e significados do período Imperial, a Festa do Divino guarda também testemunhos de nossa História, contribuindo, assim, para formar os elos da identidade brasileira”.

De 19 a 28 de maio a programação reúne tradição e fé. Às solenidades nas igrejas somam-se momentos importantes da Festa, como a Mega Gincana do Divino, o Show de Calouros, o almoço do Divino e as apresentações para o Menino Imperador – Marrapaiá, Dança dos Velhos, Dança das Fitas Jardineira, Banda Santa Cecília, Bonecos Folclóricos de Paraty e o Baile caiçara com a Ciranda de Tarituba