Crianças de creche de Itatiaia estariam passando o dia com apenas uma refeição sólida, sem uniforme e com falta de professores

Embora tenha sido propalado como uma espécie de “passaporte” para as crianças da rede municipal de ensino de Itatiaia brincarem de graça em brinquedos de um parquinho pertencente à festa de aniversário de 34 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrado dia 1º de junho, o uniforme escolar não deve favorecer o acesso “0800” a dezenas de pequeninos que não teriam recebido as roupas por parte da prefeitura.

A falta de uniformes faz parte do desabafo de uma mãe. Juliana Cotrim é filha da professora que dá nome à creche municipal Sandra Maria Cotrim e usou as redes sociais para citar vários problemas que estariam afetando as crianças da unidade educacional.

Ela considerou que o mais grave dos problemas seria a presença de apenas uma alimentação sólida dizendo que “troco o pomposo desfile cívico, pela garantia das merendas sólidas, já que mesmo tendo conversado com a nutricionista e ela querer me provar que tem todas as vitaminas e nutrientes nas refeições, ainda acho um PECADO crianças de menos de 5 anos passarem o dia todo, com apenas uma refeição sólida das quatro do cardápio. Sim, Olívia toma 2 vitaminas, sopa e uma refeição sólida por dia. As vezes não é vitamina, é creme como elas chamam rs (elas = nutricionistas da prefeitura).”

Juliana prosseguiu relatando que troca o “pão e circo”, que são os shows contratados pelo governo do prefeito Irineu Coelho por mais de um milhão de reais, “por uma professora de maternal na creche municipal Sandra Maria Ferreira Cotrim, que está há pelo menos 6 meses (meio ano letivo) sem conteúdo pedagógico em pelo menos 3 turmas, incluindo a da minha filha Olívia”.

Para ler a matéria sobre os shows, clique nesse link.

Ela concluiu elogiando os servidores, porém criticando a secretaria de Educação dizendo: “Sabe o que que presta? O material humano, as pessoas fazem a creche, as pessoas se preocupam, as auxiliares contam historinhas e cuidam para que aquilo não seja somente o depósito de crianças, agora com o contêiner então.
Sabe o que não funciona? A secretária de educação do município, que faz pouco caso da falta de professores e vista grossa com as necessidades infantis.”

No que tange os contêineres, a terceirizada, que poderá embolsar até R$ 4,2 milhões, é a NHJ, a mesma fornecedora dos contêineres da tragédia do Ninho do Urubu, o centro de treinamentos do Flamengo, onde morreram 10 jovens da categoria de base durante um incêndio em 2019. Para ler a matéria sobre esse assunto, clique nesse link

O problema da creche é apenas um dos diversos problemas que se multiplicam na gestão do atual prefeito. Para ler a matéria sobre esse assunto, clique nesse link.