Servidores de Itatiaia enfrentam tirania do prefeito e ameaçam greve: “Reajuste sem vergonha!”.

Servidores públicos municipais tomaram a praça em frente à prefeitura de Itatiaia na manhã desta terça-feira, dia 6, com gritos de: “Reajuste sem vergonha!” e “Irineu, cadê você… eu vim aqui só pra te ver!”

A paralisação acontece em caráter de protesto de 24 horas contra o reajuste anual da categoria, que ficou abaixo do aumento anual do salário mínimo e de diversos índices que medem a inflação no Brasil.

A tensão entre o governo do prefeito Irineu Coelho e os servidores concursados, que já haviam protestado contra a política de desvalorização da categoria, já havia sido marcada por um ato de protesto durante o desfile cívico de aniversário da cidade na semana passada e uma convocação feita pelo sindicato da categoria nos últimos dias.

No começo desta semana, relatos nas redes sociais davam conta de que o prefeito teria aberto uma ofensiva para tentar sufocar o movimento dos servidores orquestrando ameaças junto aos servidores.

A suposta tirania do prefeito acabou fortalecendo o movimento e acirrando os ânimos, já que o governante parece ter abandonado suas promessas de campanha de reverter a perda salarial dos últimos anos e criar o plano de cargos e salários, entre outras melhorias.

Em vez disso, Irineu promoveu a valorização dos cargos comissionados inchando a máquina administrativa e abandonando suas promessas de campanha relacionadas aos servidores concursados. Para ler mais sobre o assunto, clique nesse link.