Para operar regularmente no Estado do Rio de Janeiro, as empresas dos ramos de desmontagem, reciclagem, recuperação e comercialização de partes e peças de veículos automotores terrestres terão que se credenciar no Detran.RJ. Os detalhes podem ser conferidos na portaria 6.295, do Detran, de 19 de setembro de 2022, que ganhará nova publicação no Diário Oficial do Estado para reforçar a importância da regularização nos próximos dias. O objetivo é normatizar os procedimentos técnico-operacionais deste segmento em todos os municípios fluminenses. Os estabelecimentos já podem se regularizar junto ao Detran-RJ.
O credenciamento das empresas desses ramos deve ser feito no protocolo-geral do Detran, presencialmente em sua sede, na capital, na Avenida Presidente Vargas, 817, Centro ou pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI), via usuário externo, com acesso pelo site.
Os ferros-velhos localizados fora da capital podem dar entrada no credenciamento também nas Ciretrans (Circunscrições Regionais de Trânsito) do Detran.