Suposta troca de empresas causa transtornos na realização de exames laboratoriais em Itatiaia

Os moradores de Itatiaia que procuraram o imóvel onde funcionava o laboratório Tullio Rezende, que era contratado pela prefeitura para a realização de exames laboratoriais, foram surpreendidos esta semana com um aviso no portão de entrada informando sobre o encerramento contratual com a prefeitura para realização de exames através do Sistema Único de Saúde (Sus).

Segundo o que consta no extrato do sexto aditamento do contrato administrativo 02/2018, a prefeitura de Itatiaia prorrogou por 90 dias os serviços do laboratório Tullio Rezende a um valor de R$ 157,6 mil entre fevereiro e maio.

Para acessar o boletim oficial com o extrato do sexto aditamento, clique nesse link.

Pelo que consta no contrato do sexto aditamento, o Tullio Rezende realizava 258 tipos de exames/análises, como de ácido úrico, hepatite, dengue, HIV, colesterol, creatinina, TSH, prova de coágulo, medição de linfócitos, proteínas e vitaminas e hemogramas.

Não é possível afirmar se a prefeitura de Itatiaia já contratou outro laboratório de análises clínicas para atendimento dos moradores. Para acessar o contrato completo do sexto aditamento contratual do Tullio Rezende, clique nesse link.

Mesmo que transitório, o transtorno dos moradores que buscam por exames laboratoriais se soma a outros casos de precariedade na saúde de Itatiaia, considerada a principal promessa de campanha do então candidato Irineu Coelho.

Outro exemplo de precariedade de atendimento é o Centro de Fisioterapia, que teria entrado à beira de um colapso após o atual governo municipal reduzir o horário de atendimento na unidade de saúde. Para ler a matéria completa sobre esse assunto, clique nesse link.