A Concessionária Águas de Juturnaíba, do Grupo Águas do Brasil, inaugurou na tarde desta quinta-feira (13), no município de Araruama, na Região dos Lagos, a nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte dos Leites, uma das mais sustentáveis do país. O vice-governador e secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, marcou presença na cerimônia.
A estação passou por obras de ampliação e modernização, aumentando em 80% a vazão nominal de tratamento, a capacidade para tratar até 220 litros por segundo (l/s) de esgoto e atender a até 144 mil habitantes. A unidade utiliza tecnologias para o reaproveitamento total dos resíduos decorrentes do tratamento de esgoto.
“Esse trabalho extraordinário de sustentabilidade em Araruama com certeza vai mudar a história do nosso Brasil para que tenhamos um futuro ainda mais promissor e o meio ambiente eficiente para as novas gerações”, afirmou a prefeita de Araruama, Livia de Chiquinho.
O novo sistema de tratamento de esgoto possui equipamentos de última geração em um espaço de 11 hectares, equivalente a 11 campos de futebol. A estação comporta duas unidades de tratamento preliminar mecanizados, dois reatores aeróbios de batelada sequenciais, três lagoas de Wetlands – sistema de tratamento de esgoto por meio de plantas –, uma usina de compostagem para produção de biofertilizante e uma oficina de tijolos ecológicos artesanais.
“É uma das estações mais modernas do Brasil a nível de tratamento. Quando nós chegamos com a concessionária aqui na região a grande prioridade era melhorar o abastecimento de água e logo depois veio a antecipação dos investimentos no tratamento de esgoto. E hoje temos a Lagoa de Araruama com grandes resultados de balneabilidade, a presença de cavalos-marinhos, o retorno da pesca e dos esportes náuticos”, disse Cláudio Abduche, diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil.
Fonte: O Dia