Skip to content

Itatiaia: supostos crimes ambientais envolvendo construções na Beira-rio podem chegar ao MP

20/07/2023

O possível avanço de construções irregulares na Beira-rio, em Itatiaia, deve ser objeto de uma denúncia ao Ministério Público nos próximos dias, caso se confirmem evidências de construções irregulares às margens do Rio Paraíba do Sul.

As supostas irregularidades se referem à distância de algumas construções em relação ao curso d’água em discrepância com o que está estipulado no plano diretor da cidade do sul fluminense.

Segundo uma denúncia que estaria em fase final de elaboração para ser apresentada ao MPRJ e ao MPF, há casos flagrantes de obras de porte considerável a todo vapor na Beira-rio. Em pelo menos um dos casos, supostos registros de atuação obra em andamento se referem ao descumprimento de Termo de Ajustamento de Conduta celebrado há alguns anos entre o MPRJ e os moradores da Beira-rio para frear novas construções no local.

Quem parece indiferente aos possíveis crimes ambientais na Beira-Rio é o presidente da Câmara Marcos Vinicius Leal, o Vini Celular, quem parece de braços cruzados para apertar o governo do prefeito Irineu Coelho no sentido de cobrar da administração municipal uma fiscalização rigorosa.

Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.

Recentemente Vini ainda pautou uma indicação do vice-presidente da Câmara João Márcio tentando fazer média com os moradores de uma área de proteção permanente de Penedo. Para ler a matéria sobre esse assunto clique nesse link.

O governo do prefeito Irineu não se pronunciou ainda sobre o despejo entulho por caminhões da prefeitura no lixão da Vila Maia. O que inclusive estaria sendo feito pela Andrisuul, empresa do apoiador do prefeito, Celmo Raggi Júnior. Para ler essa matéria clique nesse link.