Aproveitando de boa aceitação na região das Agulhas Negras, no sul fluminense, o prefeito de Resende, Diogo Balieiro, indicou o então diretor da Santa Casa de Resende, Luiz Saldanha, para a secretaria de Saúde de Itatiaia, onde Luizão, como é popularmente conhecido o secretário, chegou em outubro do ano passado com status de “salvador da pátria”. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
Um ano depois, o que se pode perceber pelas contratações polêmicas e esquisitas de Luizão, é que Diogo Balieiro pode ser considerado um “pé frio” quando o assunto é indicação de pessoas para Itatiaia. A começar pelo prefeito Irineu Coelho, outro que recebeu o apoio de Diogo e parece não corresponder à confiança depositada pela população.
No caso de Luizão, o secretário andou dando um festival de canetadas nos últimos dias e autorizando o pagamento de cerca de R$ 600 mil a profissionais da Saúde do município na base do “reconhecimento de dívida”, um dispositivo previsto na Lei Federal de Licitações que acabou virando regra na administração do prefeito Irineu Coelho.
Para conferir a matéria sobre os reconhecimentos de dívida da “realeza da Saúde de Itatiaia”, clique nesse link.
Na prática, segundo um advogado especialista do assunto ouvido pelo Folha News, os “reconhecimentos de dívida” assinados pelo afilhado político de Diogo Balieiro em Itatiaia são despesas que deveriam estar em “despesas com pessoal”, já que, na prática, esses profissionais exercem funções regulares nas unidades de Saúde de Itatiaia.
Caso esse entendimento esteja correto, a administração do prefeito Irineu Coelho, que já estourou em praticamente 6% o teto fixado pela Lei de Responsabilidade Fiscal para despesa com pessoal no segundo quadrimestre desse ano, quase R$ 20 milhões, pode se complicar ainda mais, caso as “estripulias de Luizão” cheguem ao Ministério Público.
Isso porque o presidente da Câmara de vereadores, Vinicius Leal, o Vini Celular, e seus colegas edis, costumam “não saber” o que acontece na administração de Irineu, apesar de terem sido eleitos para isso. Para ler mais sobre a extrapolação da Lei de Responsabilidade Fiscal pelo governo de Irineu, clique nesse link.
Enquanto Vini Celular “não sabe de nada”, diversos servidores da Enfermagem de Itatiaia começaram a semana sem receberem o acréscimo enviado pelo governo federal para inteirar o Piso Nacional da Enfermagem. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.