Itatiaia: Irineu celebra contrato de R$ 5,3 milhões enquanto servidores sofrem cortes de benefícios

A prefeitura de Itatiaia publicou há alguns dias o extrato do contrato administrativo 242/2023 e oficializou a entrada de mais uma terceirizada no município, a um preço milionário. Ao término de 12 meses, a WTE Engenharia, poderá embolsar até R$ 5.341,57 milhões por “serviços de manutenção e reformas em áreas públicas, praças e quadras do município”.

Para conferir o boletim oficial, clique nesse link.

Para ler mais sobre a WTE em Itatiaia, clique nesse link.

A contratação da WTE acontece em um momento de extremo desgaste para a conturbada gestão do prefeito Irineu Coelho, eleito em uma eleição suplementar de março do ano passado prometendo enxugar a máquina pública, valorizar os servidores concursados e otimizar os recursos municipais para sanar as principais deficiências da cidade, como a saúde e o fornecimento de água potável.

Em vez disso, Irineu, que chegou a dizer que “colocaria os ratos de Itatiaia dentro de uma gaiola” e que propalava o discurso do “bom rapaz que carregava um dívida de gratidão com a cidade que o acolheu”, distanciou-se de suas promessas, loteou a administração com agentes políticos de outras cidades, inchou a máquina administrativa e celebrou diversos contratos milionários, que pouco atendem às reais demanda da cidade.

Além da população, que sofre dia a dia com uma saúde que agoniza e serviços públicos que não funcionam, os servidores públicos municipais padecem pela perda de benefícios, além do receio quanto ao abono do Dia do Servidor, que pode fazer falta aos trabalhadores em caso de não recebimento ou em caso de o valor ficar aquém do esperado.

Na semana passada, o vereador Thiago Moreira, o Thiaguinho, afirmou ter recebido informações da prefeitura de que o abono estaria sob ameaça de não chegar ao bolso dos servidores. Par ler a matéria sobre esse assunto, clique nesse link.