Quem busca exercer o direito à informação acessando o Portal da Transparência para saber quanto e quando a prefeitura de Resende já repassou em verbas públicas à Santa Casa local encontra somente alguns balancetes contábeis. O problema se repete em relação à Associação de Proteção à Maternidade e à Infância de Resende (Apmir).
Porém, Santa Casa e Apmir, ao que parece, despertam comportamentos distintos no prefeito da cidade do sul fluminense, Diogo Balieiro, que estaria trabalhando pesado junto à sua base de vereadores para esconder dos cidadãos os repasses públicos à Santa Casa e, ao mesmo tempo, passar um pente fino nas contas da Apmir. Em uma terceira frente, Balieiro avança para Itatiaia através da gestão de Luiz Saldanha, o Luizão, secretário de Saúde, que intensificou as terceirizações desde que assumiu a pasta, em outubro do ano passado.
Referente à “caixa preta” dos repasses da Santa Casa, Diogo Balieiro parece pouco interessado que os moradores tenham acesso ao que o diretor da instituição Kaio Márcio Paiva, ex-secretário de administração de Balieiro. Quando o assunto é a Apmir, o comportamento do alcaide dá sinais de que ele quer passar um pente fino nas contas da diretora da instituição, Dora Cerqueira, que, segundo os conhecedores da política local, é desafeta de Diogo.
Na Câmara, a ofensiva de Diogo sobre a Apmir, onde o governante teria pouca influência sobre os contratos, estaria por trás de um requerimento recentemente apresentado pelo vereador Reginaldo de Engenheiro Passos, pela “transparência sobre os repasses à Apmir”. O que gerou faíscas com o vereador Roque Cerqueira, esposo de Dora.
Assista abaixo ao vídeo sobre o Requerimento da Apmir e a desavença entre Roque e Reginaldo.
Como possui maioria na Câmara, incluindo o vereador Roque Cerqueira, Diogo não teve dificuldade em barrar outro requerimento, de autoria do vereaador Tiago Forastieri, que tentava lançar luz sobre os repasses à Apmir. Tanto que o próprio Roque admitiu que recebeu determinações da base do governo de Diogo para barrar o requerimento de Tiago, que, nesse caso, também não teve o apoio do “transparente Reginaldo de Engenheiro Passos”.
Assista abaixo ao vídeo sobre o Requerimento da Santa Casa, incluindo Roque admitindo que recebeu determinações parar ajudar barrar o requerimento.
Em Itatiaia, Luizão poderá ter problemas com o Ministério Público caso se confirmem os relatos de profissionais da Enfermagem que alegam que não receberam repasses vindos do governo federal para completar a diferença salarial do Piso Nacional da Enfermagem. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
Assistir no vídeo o prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho, falando sobre a indicação de Luizão por Diogo.
Para ler mais sobre o “cala boca” de Digo Balieiro sobre os repasses à Santa Casa de Misericórdia de Resende, clique nesse link.