Itatiaia e Resende: Irineu segue “cartilha de Diogo Balieiro” e inicia 2024 distribuindo cargos comissionados

O prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho, ao que tudo indica, continuará seguindo a cartilha do prefeito de Resende, Diogo Balieiro, no quesito distribuição de cargos comissionados e desvalorização dos servidores concursados.

É isso que se pode perceber pelas canetadas do alcaide na semana passada, que, embora encurtada pelo feriado do dia 1, já foi o suficiente para Irineu nomear quase 15 novos CCs.

Clique nos links para conferir as canetadas de Irineu: BO 01, BO 02, BO 03, B0 04.

Balieiro, que foi apoiador de Irineu no pleito suplementar de Itatiaia em março de 2022, também já acumula desgaste junto aos servidores e a população. O caso mais recente foi o não pagamento do abono-Fundeb aos servidores da Educação no final de 2023, além do cancelamento de férias de funcionários e do inchaço da máquina pública com cargos comissionados. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.

No caso dos cargos comissionados, os CCs de Balieiro ajudaram a inchar a máquina pública municipal que já esbarra no teto da Lei de Responsabilidade Fiscal e são objeto de uma denúncia junto ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ, relacionada a possíveis nomeações de lideranças religiosas ocultadas no portal da transparência e a “mordaça” na Controladoria Municipal pela retirada da independência do órgão com a predominância de CCs sobre os servidores concursados, objeto de uma Ação Civil Pública aberta no final de dezembro pelo MP. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.