Lançamento de Jayme Neto em Resende é visto como apoio velado de Diogo Balieiro à volta de Rechuan

Quem anda pelo pátio da prefeitura de Resende ou frequenta as rodas de conversa política da cidade do sul fluminense garante que o desgastado prefeito Diogo Balieiro terá que fazer uma força hercúlea para tentar eleger o secretário de saúde da cidade do sul fluminense, o médico Jayme Neto, pré-candidato a prefeito. Primeiro pelos escândalos que começam a agravar a corrosão do governo de Balieiro, segundo pela pouca expressão política de Jayme.

Mas, para quem entende do riscado, o apoio de Diogo Balieiro à eventual candidatura de Jayme pode se traduzir como um apoio velado à candidatura de outro médico, José Rechuan, que governou a cidade entre 2009 a 2016 e praticamente já confirmou que pretende disputar a eleição deste ano na cidade do sul fluminense, durante um entrevista a um canal no YouTube.

Assista a seguir às declarações de Rechuan.

Para os observadores mais atentos, a candidatura de Jayme pode ser lançada para não decolar e, dessa forma, favorecer a migração dos apoiadores de Balieiro a Rechuan como forma de neutralizar uma eventual decolagem de algum candidato da ala ligada ao ex-deputado Noel de Carvalho, já que o decano e o filho dele, o ex-prefeito Sílvio de Carvalho, estariam de olho na disputa.

A cartada de Diogo para evitar um eventual retorno do grupo Carvalhista remonta a eleição de 2016, último ano de governo de Rechuan. Ano em que o ex-prefeito lançou a candidatura pouco expressiva do ex-vereador Mário Rodrigues e que teria mobilizado toda sua base a favor de Diogo Balieiro nas últimas semanas antes da eleição para evitar a vitória de Noel de Carvalho. De favorito, o ex-deputado acabou perdendo a eleição daquele ano para o atual prefeito por uma diferença de pouco mais de mil votos. Estratégia que agora Diogo Balieiro estaria pretenso a adotar, ou seja, fortalecer Rechuan para evitar o retorno de Noel de Carvalho.

E agora Renan?

No centro do que pode se transformar uma nova queda de braço envolvendo o Carvalhismo e o anti-Carvalhismo em Resende está o jovem vereador de Resende, Renan Marassi, que andou ventilando na cidade uma pré-candidatura de prefeito. O que teria começado depois da eleição, quando o rapaz foi candidato a deputado federal e fez uma dobradinha Noel de Carvalho, ambos não eleito, parceria sucedida de uma pretensa vice de Noel em 2024 que acabou ganhando ares de candidatura, por causa da votação expressiva de Renan em 2022.

Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.

Porém, pessoas ligadas a Renan Marassi garantiram que o vereador estaria em negociações avançadas para aceitar um cargo de vice em uma eventual chapa encabeçada por Rechuan.

Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.

No ninho de Irineu

Renan Marassi teria retornado recentemente ao ninho do prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho, que também é aliado de Diogo Balieiro.

Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.