Eleito em um pleito suplementar em março de 2022 com a conversa do garçom que venceu na vida lavando copos e que pretendia “retribuir à cidade que o acolheu”, o prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho, parece dar um “presente de grego” a cada dia de governo, corroído por contratos milionários que pouco se revertem em qualidade de vida para a população da cidade do sul fluminense.
No apagar das luzes de 2023, a gestão de Irineu Coelho decidiu desembolsar mais R$ 98,8 mil dos contribuintes para prorrogar por mais 12 meses um contrato com a Top Flex Comércio e Serviços relacionado ao aluguel de um carro blindado. Terceirização que, ao término desse período, somará quase R$ 200 mil do bolso do povo de Itatiaia para bancar um carro blindado para Irineu.
Para conferir o aditamento do contrato na íntegra, clique nesse link.
Indicado por Diogo Balieiro
Precisando evoluir muito para se chamado de péssimo, o governo de Irineu já resvala na figura do prefeito da cidade vizinha de Resende, Diogo Balieiro, que foi uma das liderança políticas locais a cacifarem politicamente Irineu.
“Na época eu votei no Irineu por causa do Diogo, mas agora não faço mais isso, porque foi a pior coisa que poderia ter acontecido para Itatiaia. Um prefeito indiferente às necessidades das pessoas e com esses contratos que a gente não sabe pra onde tá indo esse dinheiro todo. Muito triste, mas a verdade é que o Diogo também tem culpa dessa roubada que ele ajudou a colocar Itatiaia, tomara que ele não volta aqui esse ano com a conversa dele de novo”, disse uma moradora do Jardim Itatiaia, que pediu para não ser identificada.
Desvalorização dos servidores
A dupla Irineu e Diogo parece também unida quando o assunto é a desvalorização do servidores. O caso mais recente aconteceu no final de 2023, quando os dois aliados, em direção contrária ao que fizeram diversos prefeitos Brasil afora, como Angra dos Reis por exemplo, deixaram o servidores da Educação a ver navios no abono-Fundeb, que é a a concessão de um abono aos profissionais usando o excesso de arrecadação do (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
Farra dos cargos comissionados
Enquanto os servidores concursados de Resende e Itatiaia agonizam por razões distintas, como falta de aumento, suspensão de férias e pagamento de benefícios, Irineu e Balieiro começaram 2024 acelerados na nomeação de cargos comissionados, os CCs. O que inclui lideranças comunitárias e até religiosas, caso de Diogo, que é alvo de uma denúncia no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ, por supostamente omitir a nomeação de líderes religiosos no Portal da Transparência. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.