Argumentando ter comparecido ao Ciep Ezequiel Freire, em Itatiaia, para anunciar a apresentação de uma emenda parlamentar à unidade de ensino na semana passada, o deputado Tande Vieira usou as redes sociais para alardear seu comparecimento ao local como se os recursos para o Ciep tivessem saído do bolso dele e não dos cofres públicos.
Mas, o que já parecia ser propaganda eleitoral antecipada ganhou contornos ainda mais preocupante com a presença do diretor da Santa Casa de Resende, Kaio Márcio Paiva, que nada tem a ver com o Ciep e deveria estar trabalhando naquele momento. Coincidência ou não, a diretora do Ciep, Angélica Alvarenga, usou as redes sociais há alguns dias para agradecer Kaio por um exame realizado na mãe dela, antes de declarar apoio à possível candidatura de Kaio em Itatiaia, para onde ele se mudou recentemente.
O episódio aconteceu um dia depois de Kaio ser anunciado como possível nome apoiado pelo prefeito de Resende, Diogo Balieiro, que ainda é formalmente aliado do prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho, e é parte de uma denúncia apresentada ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ, dando conta de que Tande e Kaio, pertencentes à base política de Balieiro, fazem parte de um esquema de uso do sistema de Saúde de Resende para compra de votos de eleitores de outras cidades vizinhas como forma de domínio de Diogo sobre essas cidades. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
O efeito colateral dessa suposta compra de votos por meio dos recurso da Saúde estaria atingindo em cheio os moradores de Resende, que usam as redes sociais para relatarem longas esperas, de meses, por exames e outros procedimento de saúde. Isso foi o que relatou uma moradora nas redes sociais dizendo que a fila de espera por ortopedista dura atualmente cinco meses, que a de angiologista é de quatro meses e que o contrato da prefeitura de Resende com um hospital particular da cidade que inclui angioressonância, destinado a identificar obstrução em veias e artérias, teria vencido há oito meses e o procedimento não é realizado na Santa Casa de Resende.
Comentando sobre a publicação da moradora, outra paciente de Resende relatou que ficou 20 dias com hemorragia por causa do deslocamento de um diu, sem atendimento de médico da família e sob a indiferença dos médicos do Hospital de Emergência da cidade, onde ela relata ter comparecido várias vezes, sem sucesso. A moradora acrescentou que teve anemia, que sofreu desmaios por causa da hemorragia e que os atendimentos em Resende funcionam na base dos apadrinhamentos.
Suposto conchavo com Irineu
O suposto esquema de compra de votos teria com espinha dorsal a cidade vizinha de Itatiaia, governada por Irineu, aliado de Diogo e Tande. Irineu estaria por trás da maior parte dos pedidos, supostamente executados por Kaio, no papel de uma espécie de “garçom” do prefeito de Itatiaia.
Isso porque, garantem as fontes das cidades do sul fluminense, Irineu teria ganhado passe livre na indicação de pacientes para a unidade de saúde da cidade de vizinha.
“Já não sei quem é o chefe do Kaio, se é o Diogo ou o Irineu, que fala com ele direto fazendo solicitações”, diz uma funcionária da prefeitura de Itatiaia que pediu para não ser identificada.
Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
Um vídeo recente do vereador de Resende Reginaldo de Engenheiro Passos, além de outros documentos, voltaram a causar revolta nos moradores da cidade do sul fluminense, já que o parlamentar confirmou que pacientes de outras cidades conseguem furar a fila dos moradores de Resende em procedimentos de Saúde. Reginaldo de Engenheiro Passos admitiu que “está sendo um peso para Resende carregar muitos municípios nas costas”. O parlamentar ainda afirmou ter conversado com um paciente do Rio de Janeiro que chegou a Resende de Uber e conseguiu uma cirurgia de vesícula no Hospital de Emergência.”
Assista a seguir ao vídeo de Reginaldo de Engenheiro Passos.
Em relação ao suposto favorecimento aos moradores de Itatiaia, a intermediação de Irineu junto a Diogo parece favorecer uma prática recorrente, inclusive envolvendo casos de exames corriqueiros, que não representam qualquer risco à Saúde dos pacientes, mas que tiram a vez de pacientes resendenses, muitas vezes com maior urgência.
Ao que tudo indica, além da indiferença de Reginaldo de Engenheiro Passos, que nada fez para investigar o governo de Diogo Balieiro, as furadas de fila na Saúde de Resende também tem como aliado Luiz Saldanha, ex-diretor da Santa Casa de Resende e atual secretário de Saúde de Itatiaia. Isso é o que mostra o diálogo envolvendo Luizão, como o secretário de Saúde é popularmente conhecido, em um grupo de marcação de consultas no WhatsApp.
Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
Resende endividada
Com os braços cruzados de Reginaldo de Engenheiro Passos e de seus colegas edis, que nada fazem pelos moradores, pacientes de Resende mofam na fila de espera enquanto Diogo Balieiro favorece os pedidos de Irineu e, inclusive, pacientes supostamente de outros estados. Mas, a conta chegou: no final do ano passado Resende Relatou um endividamento de mais de R$ 311 milhões, ocasião em que Reginaldo de Engenheiro Passos e outros vereadores da base de Diogo Balieiro ajudaram a aprovar um empréstimo bancário de R$ 25 milhões.
Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
Apoio a Irineu
O apoio de Diogo Balieiro a Irineu começou na eleição suplementar de 2022 e continuou após a posse do prefeito de Itatiaia. Confira no vídeo a seguir.