Uma reportagem veiculada na semana passada pela TV Rio Sul, afiliada da TV Globo, anda revoltando as populações de Resende e Itatiaia por causa da negligência do poder público das duas cidades em disponibilizar um serviço de atendimento de emergência para os moradores da região de Visconde de Mauá, que engloba distritos das duas cidade e Bocaina de Minas (MG). Isso porque a gestão do prefeito Diogo Balieiro, afeito a usar as redes sociais para se promover, chamou a população de mentirosa ao enviar uma nota à emissora dizendo que “desconhece o problema”.
Em um dos relatos da matéria, a hoteleira Andréia Rufino contou que recentemente procurou ajuda do posto de saúde de Visconde de Mauá, pertencente a Resende, buscando socorro para um hóspede que havia enfartado antes de chegar ao local. O que teria sido negado sob a alegação de que o atendimento ao paciente precisaria ser feito por uma unidade do Samu, já que a estrada onde o paciente estava é estadual e não municipal.
Entre outros depoimentos, o barman Petrus Diniz disse que recentemente acabou tendo que socorrer a filha dele, após a menina sofrer uma mordida de cachorro, e, há algumas semanas, um casal de turistas que sofreu queimaduras com o óleo derramado de uma panela de fondue.
Ele também falou sobre a morte recente de uma jovem há alguns dias que colidiu com um poste e, segundo ele, não teve pré-atendimento necessário para conter uma hemorragia.
Para assistir à reportagem completa da TV Rio Sul, clique nesse link.
Porém, apesar de a administração de Balieiro sugerir que a população da região de Visconde de Mauá está mentindo ao dizer que a prefeitura disponibiliza estrutura necessária para atendimentos emergenciais, o Folha News obteve com exclusividade o laudo da necropsia da vítima apontando que a mesma faleceu de traumatismo craniano.
Quem são os mentirosos afinal?
Além de chamar a população de mentirosa, Diogo Balieiro é afeito a se promover nas redes sociais com pequenos favores oferecidos à empobrecida população de Resende, que atingiu uma dívida corrente líquida de R$ 311 milhões no final do ano passado. Recentemente o prefeito de Resende e seus aliados políticos, como o prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho, e o deputado estadual Tande Vieira estiveram na região de Visconde de Mauá após uma tromba d’água atingir a região.
Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado do secretário de saúde Jayme Neto em uma suposta ação de marketing em cima do sofrimento da população naquele momento, já que a presença da dupla foi registrada por cargos comissionados que inundaram as redes sociais promovendo a figura dos políticos, estratégia que também foi adotada por Irineu e Tande.
Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
Mentira contada em abril de 2023
Em abril de 2023, o trio Diogo, Irineu e Tande estiveram mais uma vez reunidos, junto com outros políticos. Ocasião em que o parlamentar anunciou a entrega de uma ambulância do Samu para atendimento de emergência dos moradores e visitantes daquela região. O que, segundo os moradores, ficou só na conversa e na promoção pessoal dos políticos nas redes sociais.
Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
Cercados pela violência e comendo migalhas
Carente de políticas públicas sociais e abertura de novos postos de trabalho nos últimos anos, boa parcela dos moradores de Resende estão cercados pela violência, perdendo seus jovens para organizações criminosas, não conseguem andar com suas próprias pernas e se tornaram presas fáceis do que parece ser uma política assistencialista implantada pelo governo do prefeito Diogo Balieiro, que em muito favoreceu o empobrecimento da cidade pelo endividamento de mais de R$ 311 milhões da receita corrente líquida, relatados no final do ano passado.
Para ler mais sobre o endividamento de Resende, clique nesse link.
Porém, os empobrecidos cidadãos resendenses dos últimos anos pelo desemprego e endividamento da cidade que não estão dentro da “gaiola de Diogo Balieiro” sofrem por causa do favorecimento dos que são forçados a comerem, e se contentarem, com as migalhas do alcaide. Foi o que parece ter acontecido há alguns dias com uma moradora da cidade vizinha de Porto Real, que buscou atendimento no Hospital de Emergência de Resende, onde não havia médico para a retirada de um corpo estranho que havia caído no olho dela. Porém, a mesma afirma ter conseguido atendimento através do contato direto do prefeito, Diogo Balieiro, que é oftalmologista.
“Está ai a prova, não sou moradora de Resende e ainda fui atendida pelo prefeito da cidade”, disse a moradora.
Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.