Volta Redonda: Secretários deixam pastas de olho em eleição municipal

O clima nas prefeituras entre os secretários municipais que pretendem concorrer a um cargo eletivo nas eleições de outubro é de despedida. Eles têm até o próximo dia 5 de abril para se desincompatibilizarem de suas funções. Em Volta Redonda, o secretário da Pessoa com Deficiência, Washington Uchôa, não vai esperar a data limite para deixar a pasta. Ele já anunciou que volta à Câmara Municipal no próximo dia 02.

Já nesta sexta-feira, dia 22, Washington Uchôa assinará sua ficha de filiação ao MDB, quando deixará o Republicanos. Ele entrará para a sigla de Ednilson Vampirinho, seu suplente que também deixou o Republicamos e assumiu o diretório municipal do MDB. Vampirinho entrega a vaga no Legislativo para Uchôa com o sinal verde de Neto para retornar às ruas. É pré-candidato a vereador também. A projeção, segundo Uchôa, é de que o MDB faça, no mínimo, dois vereadores. Isso é: ele e Vampirinho.

Outra baixa que o prefeito da Cidade do Aço sofrerá será na antiga Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária), atualmente batizada de SMAS (Secretaria Municipal de Assistência Social). Carla Duarte, titular da pasta, é cotada para ser pré-candidata a vereadora, com as bençãos de Neto e de seu irmão, o deputado estadual Munir Neto, do PSD. Aliás, Carla assumiu o comando da secretaria no atual governo Neto após Munir se eleger e partir rumo à Alerj.

O nome de Poliana Moreira, da Secretaria de Infraestrutura, que chegou a ser ventilado para entrar em uma provável disputa teria declinado. Isso porque o trabalho dela à frente da secretaria não agrada nem os aliados do governo municipal. Poliana é duramente criticada por sua gestão na pasta e não estaria a contento da administração municipal, que teve como principal marca o zelo com a manutenção da cidade.

Eliete Guimarães Vasques será a nova titular da Secretaria da Pessoa com Deficiência. Na SMAS, no entanto, a nova titularidade está sendo disputada. A atual subsecretária e antiga diretora do Departamento de Atenção Básica da Smac, Rosane Marques, conhecida como Branca, é um dos nomes que naturalmente assumiria. A expectativa, porém, é de que Neto indique outro aliado, muito próximo dele e frequentador assíduo do gabinete. O prefeito estaria com essa carta na manga, mas ainda segue como uma incógnita.

Dança das cadeiras na Câmara

De olho na chamada janela partidária, deve haver um troca-troca de partidos na Câmara de Volta Redonda. A migração para outra legenda fica aberta até o próximo dia 5 de abril, data final do prazo de filiação para quem pretende concorrer às eleições municipais de 2024.

O período está previsto na Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/95) e beneficia candidatas e candidatos eleitos em pleitos proporcionais (vereadores, deputados estaduais, federais e distritais) e que estão em fim de mandato.

Além de Uchôa que irá para o MDB, outros vereadores vão mudar de partido como Paulino AP, que deixa o DEM para ingressar no AGIR, criado inicialmente como PJ (Partido da Juventude). Betinho Albertassi deve deixar o PSD e ir para o Republicanos, que pode ter na nominata o ex-vereador Carlinhos Santana.

Os vereadores Renan Cury, do Solidariedade, está de malas prontas para o PP do deputado federal Dr. Luzinho. O vereador Neném, amigo da família de Neto, também estaria indo para o PP, mas a decisão ainda não teria se concretizado justamente por conta da filiação de Renan e outros nomes de peso que já são do PP, como o vereador Francisco Novaes.

Neném estaria irritado porque o PP de Neto tem em seus quadros os ex-vereadores Toninho Oreste e Maurício Batista. Sem contar, o ex-secretário de Saúde do governo Samuca, o médico Alfredo Peixoto.

Edson Quinto, do PL, está em céu de brigadeiro depois que o partido voltou para as mãos do empresário Antônio Cardoso. É pré-candidato novamente pelo Partido Liberal.

Mas, como a janela partidária vai até o dia 5 de abril e as nominatas ainda estão sendo montadas, muitas peças ainda podem ser mexidas no tabuleiro.

Por: Correio Sul Fluminense