O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ, teria recebido esta semana uma denúncia de transferências de títulos eleitorais de forma fraudulenta de Resende para Itatiaia, que estariam relacionadas à tentativa do grupo político do prefeito de Resende, Diogo Balieiro, de assumir o controle administrativo da cidade vizinha através da candidatura de Kaio Márcio Paiva, ligado a Balieiro e que teria se mudado para Itatiaia recentemente com propósito de disputar a eleição majoritária desse ano.
Segundo a denúncia, “a tentativa de fraude na eleição desse ano de Itatiaia encontra-se em andamento e requer atuação desse respeitável Ministério Público”.
“Digo sobre as transferências fraudulentas de títulos eleitorais de moradores de Resende forjando serem moradores de Itatiaia. Como é sabido, o prefeito de Resende, sr. Diogo Balieiro, tem interesse em controlar o orçamento administrativo de Itatiaia de quase 370 milhões de reais através do ‘faz tudo’ dele, conhecido como Kaio Paiva”, diz a denúncia.
De acordo com as informações levadas ao conhecimento da Promoção Ministerial, Kaio “se mudou aqui para Itatiaia com único propósito de servir aos interesses do prefeito de Resende através de uma candidatura de prefeito esse ano, dado que o sr. não possui qualquer vínculo com Itatiaia”.
A denúncia inclui ainda o nome do atual prefeito, Irineu Coelho, que também é morador de Resende.
“Nos últimos dias, transferências em massas de títulos eleitorais de moradores de Resende começaram a encharcar Itatiaia com único propósito de favorecer esses dois cidadãos de Resende querendo tão somente se apossar do controle da riqueza de Itatiaia, sabe-se lá por qual motivo. Assim sendo, rogo por ajuda do MP”, completa a denúncia.
Kaio Paiva, além de diretor da Santa Casa de Resende, ainda não detalhou no Portal da Transparência como ele utilizou as verbas públicas repassadas à unidade de Saúde. Antes disso, ele ocupou o cargo de secretário de Administração, mas, apesar da autoproclamação de “bom gestor”, a passagem dele por essa pasta teria sido marcada pela concessão de apenas 3% de reajuste aos servidores municipais de Resende em cinco ano. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
Em um áudio que circula nas redes sociais, uma pré-candidata de Itatiaia assedia uma pessoa a transferir o título para votar nela. Confira a seguir.