Por meio do Diário Oficial Eletrônico, a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, anunciou que a licitação para a coleta e tratamento do lixo municipal está marcada para o dia 13 de junho, às 9h30. Atualmente, esse serviço está sob a responsabilidade da Empresa Brasileira de Meio Ambiente (EBMA). A licitação prevê uma concessão de 30 anos, incluindo a coleta e tratamento do lixo, e também a terceirização da limpeza urbana e coleta seletiva do município. O valor estimado para essa iniciativa é de R$1.131.334.423,99.
A limpeza urbana em Friburgo é um desafio persistente. As ruas da cidade revelam problemas nos bairros, como o mato alto, que tomam conta das calçadas e representam um perigo para os pedestres. Além da questão estética, o crescimento descontrolado do mato contribui para a proliferação de insetos, especialmente o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
O prefeito Johnny Maycon, por meio de suas redes sociais, afirmou que além da implementação da coleta seletiva e da distribuição de diversos ecopontos pela cidade, a inclusão da limpeza pública é necessária. Reconhecendo que a limpeza urbana tem sido uma preocupação persistente, destacando esforços anteriores, como a compra de roçadeiras para auxiliar os funcionários municipais. Porém, esses esforços foram prejudicados por restrições nas licitações, resultando na vinda de equipamentos com qualidade inferior, rapidamente apresentando defeitos.
O prefeito ainda falou que, enquanto o contrato durar, a cidade contará com um serviço de limpeza que atenderá plenamente às necessidades da população. Com a terceirização proposta, a empresa vencedora terá a flexibilidade necessária para garantir a eficiência e qualidade dos equipamentos utilizados. Sob o novo contrato, a empresa será encarregada de uma série de serviços, incluindo capina, limpeza e desobstrução de bueiros, pintura de meio-fio e recolhimento de entulhos.
Por: Correio Serrano