Comício eleitoral com verba pública disfarçado de palestra do pré-candidato do prefeito de Resende chega ao MP

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, MPRJ, recebeu na semana passada mais uma denúncia de utilização de verba pública para promover o secretário de Saúde do município, Jayme Neto, pré-candidato à sucessão do prefeito Diogo Balieiro apoiado pelo governante.

Segundo a denúncia, Jayme Neto realizou o que seria um comício eleitoral travestido de palestra para jovens do Conselho Fundacional para a Infância e Adolescência de Resende (Fundação Confiar), na semana passada.

“…Evento ocorrido na semana passada e que certamente não será estendido aos demais pré-candidatos. Essas ações eleiroreiras prejudicam o equilíbrio da disputa, afrontam a lei e merecem ser repelidas pela costumeira ação desse respeitável Ministério Público”, diz a denúncia.

Nas redes sociais, Jayme Neto justificou o suposto comício como um “convite recebido” da presidência do Confiar, acrescentou que tirou dúvidas, contribuiu com o trabalho do Confiar e que foi uma tarde bem bacana, dentro do horário em que o secretário deveria estar trabalhando.

Tirando proveito dos idosos

Assim como os jovens, os idosos também estariam sendo usados para Jayme Neto tirar vantagem eleitoral. Foi o que teria acontecido também na semana passada através da visita de Diogo e Jayme a um programa do município de convívio de idosos, que também deverá chegar ao conhecimento do MP.

“Um programa do município, uma obrigação prevista em lei para com os idosos usada como peça de propaganda. Isso é um absurdo, é se aproveitar das pessoas usando o dinheiro público”, diz uma moradora que prefere não ser identificada.

Surfando na tromba d’água

A investida junto aos idosos não é caso isolado. Em fevereiro, Diogo e Jayme Neto também foram alvo de questionamentos por supostamente terem tirando proveito da queda da uma tromba d’água na região de Visconde de Mauá. Foi o que relatou R.N.P que pediu para não ser identificada dizendo que “tudo que fiz foi por amor ao próximo, seguindo os ensinamento de Nosso Senhor Jesus Cristo”, quando a empresária de Volta Redonda (RJ) chegava com a irmã a Visconde de Mauá para um retiro espiritual durante o Carnaval. Quando ela testemunhou o transbordamento do Rio Preto.

“Começou ali a minha missão ao lado da minha irmã, viramos a madrugada ajudando a socorrer as pessoas”, contou.

Mais tarde, R.N.P revelou a chegada de duas pessoas acompanhadas de outras que as seguiam e registravam tudo que faziam.

“Depois da tromba d’água e dos feridos, aquela foi a coisa mais dantesca que eu presenciei naquela noite porque eu percebi que eles estavam tirando proveito da tragédia, da dor das pessoas para se promoverem”, revela.

R.N.P afirma que nos primeiros instantes não tinha percebido que os dois médicos que eram fotografados e filmados enquanto atendiam as pessoas eram o prefeito e o secretário de Saúde de Resende, Diogo Balieiro e Jayme Neto, que é pré-candidato a prefeito de Resende.

“No outro dia fui acompanhar as redes sociais em grupos de Resende e os dois estavam lá se promovendo em cima da dor das pessoas, tirando proveito político da tragédia, transformando a tromba d’água em palanque eleitoral”, completa.

Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.

Showmício com o dinheiro do povo

O MPRJ também recebeu uma denúncia de realização de showmícios com utilização de verba pública para promoção pessoal de vereadores, Diogo Balieiro e Jayme Neto. Segundo a denúncia, a promoção dos políticos está mascarada através de eventos de samba e pagode nas comunidades, onde os artistas locais usam o microfone para promoverem os políticos. Isso, quando os próprios políticos não sobem ao palco.

Em um vídeo que circula nas redes sociais, o vereador Matheus Oliveira anuncia o retorno dos eventos em abril, a menos de seis meses antes da eleição. O que acontece após a aprovação de uma lei cuja alegação é a promoção da cultura e dos artistas locais, pano de fundo para a compra de votos através da oferta de shows e da promoção dos políticos, segundo os observadores mais atentos da cidade do sul fluminense.

Assista o vídeo na íntegra.

Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.