Operação Conjunta do INEA, Polícia Civil, PM e Prolagos Combate Extração Ilegal de Água em Búzios, Região dos Lagos

Foto: Divulgação INEIA

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Lagos São João, e o 25° Batalhão de Polícia Militar (BPM), realizaram nesta segunda-feira (03/06) uma operação conjunta para combater a extração e distribuição ilegal de água no município de Búzios, na Região dos Lagos. A ação foi deflagrada a partir de uma denúncia recebida pela superintendência regional.

Durante a operação, as equipes vistoriaram três locais com estrutura para carregamento de caminhões-pipa nos bairros Maria Joaquina e Rasa. Nestes locais, os técnicos e agentes constataram a extração ilegal de água, sem a devida outorga para direito de uso de recursos hídricos, para abastecimento de caminhões-pipa que forneciam água a hotéis, pousadas e estabelecimentos comerciais em Búzios.

Foram lacrados 12 poços irregulares e oito ligações clandestinas de água, além da apreensão de bombas de captação. Três pessoas foram autuadas por captação de água sem as autorizações ambientais necessárias. Segundo as denúncias, cerca de 20 caminhões eram abastecidos diariamente.

Foto: Divulgação INEIA

“Estamos intensificando as nossas ações na Região dos Lagos, visando a preservação dos nossos recursos hídricos, e a repressão à extração de água sem outorga é um dos nossos focos”, ressaltou Renato Jordão, presidente do Inea.

A outorga é um instrumento de gestão da política estadual de recursos hídricos, através do qual o Inea autoriza ao requerente o direito de uso dos recursos hídricos por um prazo determinado. O Secretário Estadual de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou a importância desse instrumento: “A outorga garante o uso sustentável dos recursos hídricos, fundamental para a preservação ambiental e o equilíbrio ecológico”.

A operação contou ainda com o apoio da Prolagos, concessionária responsável pelo abastecimento de água na região, que auxiliou na identificação e interrupção das ligações irregulares. As ações de fiscalização e combate à extração ilegal de água continuarão nos próximos dias, visando assegurar o uso legal e responsável dos recursos hídricos na região.

Por: RLagos Notícias