Moradores de Itatiaia voltaram a ser surpreendidos nesta sexta-feira, dia 9, por pessoas que se apresentavam com entrevistadoras de um instituto de pesquisa, identificado pelo nome de “Rumo”. O problema, segundo os relatos, é que as “pseudoentrevistadoras” seguiam o rumo da manipulação das respostas dos moradores, que deve, ou deveria, acontecer de maneira voluntária e não forçada, como estaria ocorrendo.
De acordo com os relatos, as pessoas estariam sob assédio pelo uso de material midiático, arquivos de áudio e vídeo, do prefeito de Resende, Diogo Balieiro, orientando e solicitando declarações de voto para o candidato dele, Kaio Márcio. O que já é objeto de uma denúncia feita ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ, já que o assédio também estaria acontecendo por chamadas com o prefeito através de aparelhos celulares transportados pelas pseudoentrevistadoras.
“Padre Kelmon de Itatiaia”, Kaio também foi flagrado em corpo a corpo pelas ruas da cidade, apesar de o início da campanha eleitoral ser 16 de agosto, de acordo com o calendário do TSE, a exemplo do que já aconteceu essa semana.