Angra dos Reis: Ministério Público Eleitoral pede impugnação da candidatura de Ferreti

O Ministério Público Eleitoral (MPE) de Angra dos Reis solicitou na terça-feira, dia 20, à Justiça Eleitoral o indeferimento da candidatura de prefeito de Cláudio Ferreti (MDB) à Prefeitura de Angra dos Reis. O principal argumento da promotoria eleitoral é o envolvimento do candidato ao inquérito criminal no qual ele figura como polo ativo, acusado formalmente na Operação Cartas Marcadas, desencadeada no fim do segundo mandato de Fernando Jordão em 2007. Ferreti é acusado de participar de um esquema de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, fraudes de licitações entre outros crimes contra os cofres públicos culminando em enriquecimento ilícito, caso que envolve diversos agentes políticos e empresários.

Na petição, o MPE argumenta que, devido a processos ainda em trâmite nas instâncias superior e inferior, a participação de Ferreti no pleito eleitoral afeta o princípio da moralidade e, no caso, compromete sua elegibilidade para a eleição atual.

Além de Ferreti, o MPE já havia solicitado o indeferimento da candidatura de Jorge Eduardo Mascote (PP), que concorre ao cargo de vice-prefeito na chapa de Ferreti, na Coligação Angra no Caminho Certo. Os processos de Mascote também são relativos a condenações pelo Tribunal de Contas do Estado por danos ao erário, no período em que Jorge era presidente da Câmara (2013-2014). O caso, na época era conhecido como “turismo parlamentar”, devido a liberação de diárias, passagens aéreas e coisas do gênero turístico.

O pedido de indeferimento contra Ferreti ocorreu devido a denúncia de José Lourenço Sobrinho. O PL também questiona a decisão de intempestividade no pedido de vistas ao MPE, protocolado pelo partido sobre o indeferimento da impugnação do candidato da coligação Angra no Caminho Certo.  

Agora, cabe ao Juízo Eleitoral da Comarca a decisão se impugna ou não as candidaturas de Ferreti e Jorge Eduardo Mascote ao cargo de prefeito e vice-prefeito de Angra dos Reis.

Fonte: Portal A Cidade