Prefab, que já foi barrado pela Justiça Eleitoral do Paraná por não ter capital social para bancar pesquisa de R$ 12 mil, foi contratado por parentes de Tande, aliado de Kaio
Os moradores de Resende e Itatiaia têm 100% de motivos para desacreditar nas pesquisas eleitorais suspeitas que, ao que parece, não passam de uma farsa para induzir a opinião de eleitores das duas cidades do sul fluminense. O que já é objeto de denúncias feitas ao Ministério Público Eleitoral, MPE.
Isso porque esses 100% representam o grau de distorção apresentado na última “pesquisa de intenção de votos em Resende”, no comporativo com outro instituto de pesquisa, o da Intelligence, divulgado a alguns dias. Segundo a denúncia, a Prefab e a Intelligence, em vez de tentarem se aproximar da verdade, não passam de intrumentos ligados a grupos políticos para tentar convencer a opinião das pessoas “na base do grito”.
Barrada recentemente pela Justiça Eleitoral do Paraná por não ter capital social para custear uma pesquisa de R$ 12 mil, a Prefab tem como contratantes parentes de Tande e curiosamente seus resultados não param de inflar o nome do candidato do prefeito Diogo Balieiro. Em Itatiaia, o “instituto de Tande” parece que também anda tentando convencer a população de que Kaio Márcio, ligado a Tande e ao prefeito de Resende, Diogo Balieiro, estaria em segundo lugar, pouco atrás do ex-prefeito Eduardo Guedes.
Outra denúncia ao MPE, feita antes dos últimos resultados divulgados pela Prefab, já informavam à Promoção Ministerial que a Prefab é contratada e promovida por parentes de Tande e seria apenas uma peça de marketing disfarçado para tentar insuflar os candidatos.
No caso da última pesquisa da “Prefab de Tande e de Kaio”, o candidato de Resende apareceu com 62,6%, 100% a mais que o levantamento da Intelligence, que conferiu 31% ao candidado de Diogo Balieiro. Renan apareceu com 34,7% na Prefab e 29,9% na Intelligence. Em Itatiaia, Dudu lidera com 28,6%, mas chama a atenção que o resultado da Prefab também tenha apontado que Kaio supostamente estaria com 28,1%, o atual prefeito, Irineu Coelho, com 20,5%, enquanto Ricarda Helena estaria com 0,4%.
Enquetes e pesquisas fraudadas por Tande e Kaio barradas pela Justiça Eleitoral
Recentemente a Justiça eleitoral determinou a retirada da divulgação de uma enquete fraudada por asseclas de Tande pela enxurrada de votos de cargos comissionados da prefeitura e perfis falsos, os fakes. A determinação foi direcionada ao influencer Rogério Vandraga, fundador do grupo de Facebook Bom Dia Resende, que seria um braço de marketing digital de Diogo e Tande e que se encontra pausado até o final de agosto. O que também é objeto de uma denúncia feita ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ.
A pausa do Bom Dia Resende aconteceu após a Justiça manter a prisão de Vandraga, que aconteceu em julho após a descoberta de material que associava o influencer à pedofilia, além de um investigação em curso por estupro de incapaz. Na ocasião da prisão, diversas postagens sobre o assunto foram excluídas do Bom Dia Resende, que privilegiou nos últimos anos as publicações dos “feitos de Diogo e Tande”.
No começo de agosto a polícia e a Justiça Eleitoral também desarticularam um suposto esquema de manipulação de pesquisa para favorecer Kaio Márcio em Itatiaia, o que estaria acontecendo com a participação de Diogo Balieiro e utilização de funcionários da Santa Casa de Resende, onde Kaio atuou como diretor.
Kaio, que também teve fraudado uma enquete em Itatiaia usando fakes e CCs da prefeitura de Resende, foi denunciado junto com Tande ao MP no começo do ano por compra de votos por atendimentos na Santa Casa.