Manipulação de pesquisas em Resende e Itatiaia: Parentes de Tande são denunciados ao MPE após flagrante em Kaio

Candidatos se complicam após evidências de indicação de pessoas para serem entrevistadas e envolvimento de parente em contratações

O Ministério Público Eleitoral, MPE, recebeu mais uma denúncia relacionada a manipulações de pesquisas eleitorais em Resende e Itatiaia. Segundo a denúncia, as pesquisas do Instituto Prefab estaria insuflando em mais de 100%, em relação a outras pesquisas registradas no TSE, os percentuais de Tande Vieira e Kaio Marcio, candidatos do mesmo grupo político, em Resende e Itatiaia respectivamente.

A denúncia cita ainda que Kaio Márcio foi flagrado indicando pessoas ligada a ele para responderem uma pesquisa eleitoral, na tentativa de manipular os resultados a favor dele.

Ao ressaltar que as pesquisas da Prefab têm como contratantes parentes de Tande, a denúncia diz:

“Solicito providências para as manipulações de pesquisas desmedidas em andamento para enganar eleitores de Resende e Itatiaia, visto que o instituto Prefab é contratado pela agência Plus Comunicação conforme se pode conferir no site do TSE. Acontece que a agência Plus é de propriedade de Michele de Almeida Bruno, que é prima de Bruna Camargo Bruno, que é esposa do candidato Tande Vieira e ocupante de cargo em comissão na prefeitura de Resende sob apadrinhamento do marido”.

A denúncia acrescenta que as “pesquisas da Prefab são descaradamente uma ação orquestrada para tentar transformar mentiras em verdade, induzindo a opinião pública com ajuda do site Agenda do Poder, principal divulgador dessas pesquisas fraudulentas, que é de Ricardo Bruno, pai de Michele e tio de Bruna. Ressalta-se que a mesma Prefab usa o mesmo ardil em Itatiaia para tentar insuflar o candidato Kaio Márcio, um desconhecido na cidade, apadrinhado por Tande e o prefeito Diogo Balieiro de Resende”.

Máscara de Kaio cai em Itatiaia

Embora não seja possível afirmar se o flagrante em Kaio envolvesse a Prefab o a GPP, de Niterói, que teria sido vista em Resende e Itatiaia com questionários que supostamente induziam e insistiam para que as pessoas escolhessem Kaio e Tande, as imagens mostram que os entrevistadores anotam as respostas de pessoas do grupo de Kaio ou indicadas por ele. Um artifício que consegue burlar as normas do TSE, mesmo sendo a pesquisa registrada.

Para piorar, há relatos de pessoas que não teriam suas respostas registradas quando disseram que votariam em outros candidatos. Nesse caso, quatro pessoas ouvidas pelo Folha News afirmaram que tiveram a entrevista interrompida após responderem que votariam no ex-prefeito Eduardo Guedes, o Dudu. Outro eleitor também afirmou que teve o mesmo problema ao responder à entrevistadora que votaria no atual prefeito, Irineu Coelho.

Enquetes e pesquisas fraudadas por Tande e Kaio barradas pela Justiça Eleitoral

Recentemente a Justiça eleitoral determinou a retirada da divulgação de uma enquete fraudada por asseclas de Tande pela enxurrada de votos de cargos comissionados da prefeitura e perfis falsos, os fakes. A determinação foi direcionada ao influencer Rogério Vandraga, fundador do grupo de Facebook Bom Dia Resende, que seria um braço de marketing digital de Diogo e Tande e que se encontra pausado até o final de agosto. O que também é objeto de uma denúncia feita ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ.

A pausa do Bom Dia Resende aconteceu após a Justiça manter a prisão de Vandraga, que aconteceu em julho após a descoberta de material que associava o influencer à pedofilia, além de um investigação em curso por estupro de incapaz. Na ocasião da prisão, diversas postagens sobre o assunto foram excluídas do Bom Dia Resende, que privilegiou nos últimos anos as publicações dos “feitos de Diogo e Tande”.

No começo de agosto a polícia e a Justiça Eleitoral também desarticularam um suposto esquema de manipulação de pesquisa para favorecer Kaio Márcio em Itatiaia, o que estaria acontecendo com a participação de Diogo Balieiro e utilização de funcionários da Santa Casa de Resende, onde Kaio atuou como diretor.

Kaio, que também teve fraudado uma enquete em Itatiaia usando fakes e CCs da prefeitura de Resende, foi denunciado junto com Tande ao MP no começo do ano por compra de votos por atendimentos na Santa Casa.