Manipulação em Itatiaia e Resende: Instituto flagrado entrevistando apoiadores de Kaio aponta vitória de Tande e provoca mais desconfiança

Conforme o Folha News publicou com exclusividade domingo, dia 8, um instituto de pesquisa de Niterói foi flagrado em Itatiaia entrevistando apoiadores de Kaio Márcio, e outras pessoas indicadas pelo candidato, como forma de manipular o resultado, segundo denúncias já encaminhadas ao Ministério Público.

Na publicação, o Folha News apontou que o instituto seria o GPP ou o Gerp e acrescentou que os mesmos entrevistadores foram vistos em Resende direcionando o questionário para favorecer a aceitação do prefeito de Resende, Diogo Balieiro, e do candidato dele na cidade, Tande Vieira, do mesmo grupo político de Kaio.

Coincidência ou não, o Gerp divulgou nesta quarta-feira, dia 11, o resultado de uma pesquisa de intenção de voto em Resende conferindo vantagem a Tande sobre seu opositor Renan Marassi, 55% contra 22%, além de 89% de aceitação de Balieiro.

Mais manipulação

Outro instituto denunciado ao MP é o Prefab, que também teria fraudado os resultados em Búzios e acabou descontratado pela OK TV Cabo Frio.

A Prefab também é alvo de denúncias de manipulação para favorecer de Tande Vieira e Kaio Márcio. Uma dessas denúncias envolve parentes de Tande por financiamento e divulgação de resultados da Prefab supostamente com manipulação a favor dele, Tande, e de Kaio.

Segundo a denúncia, as pesquisas do Instituto Prefab estaria insuflando em mais de 100%, em relação a outras pesquisas registradas no TSE, os percentuais de Tande Vieira e Kaio Marcio, candidatos do mesmo grupo político.

Enquetes e pesquisas fraudadas por Tande e Kaio barradas pela Justiça Eleitoral

Recentemente a Justiça eleitoral determinou a retirada da divulgação de uma enquete fraudada por asseclas de Tande pela enxurrada de votos de cargos comissionados da prefeitura e perfis falsos, os fakes. A determinação foi direcionada ao influencer Rogério Vandraga, fundador do grupo de Facebook Bom Dia Resende, que seria um braço de marketing digital de Diogo e Tande e que se encontra pausado até o final de agosto. O que também é objeto de uma denúncia feita ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ.

A pausa do Bom Dia Resende aconteceu após a Justiça manter a prisão de Vandraga, que aconteceu em julho após a descoberta de material que associava o influencer à pedofilia, além de um investigação em curso por estupro de incapaz. Na ocasião da prisão, diversas postagens sobre o assunto foram excluídas do Bom Dia Resende, que privilegiou nos últimos anos as publicações dos “feitos de Diogo e Tande”.

No começo de agosto a polícia e a Justiça Eleitoral também desarticularam um suposto esquema de manipulação de pesquisa para favorecer Kaio Márcio em Itatiaia, o que estaria acontecendo com a participação de Diogo Balieiro e utilização de funcionários da Santa Casa de Resende, onde Kaio atuou como diretor.

Kaio, que também teve fraudado uma enquete em Itatiaia usando fakes e CCs da prefeitura de Resende, foi denunciado junto com Tande ao MP no começo do ano por compra de votos por atendimentos na Santa Casa.