Quatro dias após usar as redes sociais para comemorar seu aniversário, 12 de setembro, o candidato a vereador de Itatiaia Leonardo Coimbra, considerado uma espécie de ministro das “Relações Exteriores” do governo do prefeito Irineu Coelho, teve o registro de candidatura dele negado pela Justiça Eleitoral em decisão proferida na última segunda-feira, dia 16. Isso é fato ou fake Leonardo Coimbra?
Leonardo havia sido impugnado por uma representação do vereador Thiago Moreira, o Thiaguinho, que alegava que Coimbra continuou cumprindo expediente, informalmente, depois de ser desincompatibilizado do cargo de secretário de Trabalho e Renda e ser substituído pela esposa. A manutenção da titularidade no circulo familiar de Leonardo também foi questionada pela representação de Thiaguinho. Isso é fato ou fake?
Segundo a decisão da juíza Camila Lopes, da 198ª zona eleitoral, a impugnação de Thiaguinho não foi suficiente para comprovar que Leonardo Coimbra continuou exercendo comando administrativo na secretaria. No caso da substituição dele pela esposa, a magistrada entendeu que “a nomeação de sua esposa em sua substituição constitui ato de iniciativa do Chefe do Executivo, de modo que eventual ato de improbidade daí decorrente deve ser apurado na seara competente, fugindo à atuação desta Justiça Eleitoral”. Isso é fato ou fake?
Porém, a juíza salientou que Leonardo Coimbra não apresentou à Justiça Eleitoral certidão criminal para fins eleitorais da Justiça Federal para o registro da candidatura dele. Mesmo depois de ser intimado e ciente de que deveria apresentar o referido documento, Leonardo Coimbra “quedou-se inerte” segundo observou a juíza, que decidiu indeferir o registro de candidatura de Leonardo Coimbra, que ainda pode recorrer. Isso é fato ou fake?
Para conferir a decisão na íntegra, clique nesse link.
Melhor sorte teve Simone Barbosa, a “Simone do Irineu”, que teve o registro deferido após impugnação semelhante à de Leonardo Coimbra. Isso é fato ou fake?