O candidato a prefeito de Porto Real, Ailton Marques (PDT), anunciou um conjunto de propostas voltadas para o sistema educacional. As ações vão desde valorizar os alunos quanto os profissionais, como a promoção de um ambiente de aprendizado inclusivo.
Entre as medidas apresentadas, o candidato anunciou a pretensão de realizar um investimento na formação continuada dos servidores da educação, juntamente com uma política salarial que reconheça o papel dos profissionais no desenvolvimento escolar. “Sem professores e servidores bem preparados e devidamente reconhecidos, não há como construir uma educação de excelência. Nosso compromisso é com a formação continuada e uma política salarial justa, para que esses trabalhadores tenham as condições necessárias para desempenhar seu papel fundamental na rotina dos nossos alunos”, afirmou.
Ensino integral
Outra proposta de Ailton, seria a distribuição adequada de uniformes, mochilas e materiais escolares para todos os alunos da rede municipal. Outra proposta, seria expandir o ensino em tempo integral, começando pelas creches, para oferecer suporte às famílias.
Em paralelo, pretende firmar parcerias com empresas locais para facilitar a inserção dos jovens no mercado de trabalho, criando programas que aproximem a qualificação oferecida das oportunidades profissionais disponibilizadas por essas empresas.
Investimento periódico
Ainda, o candidato se comprometeu a manter as escolas e creches em bom estado, com reformas periódicas e equipamentos adequados para proporcionar um ambiente que favoreça o aprendizado. Ele também planeja criar cursos preparatórios para vestibulares e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), além de oferecer bolsas de estudo e ampliar as oportunidades de estágios remunerados para os jovens.
A educação inclusiva também é um compromisso de Ailton, que garantiu a contratação de mediadores qualificados para dar suporte aos alunos com necessidades especiais. “Estamos comprometidos em dar atenção especializada às crianças e adolescentes com necessidades especiais por meio de mediadores qualificados. Incluir é educar”, reforçou.
Por: Correio Sul Fluminense