Uma recente pesquisa sobre as eleições municipais de 2024, realizada pela GERP e registrada no TRE-RJ sob o protocolo RJ-06223/2024, trouxe à tona as intenções de voto para a prefeitura de Araruama. Com 500 entrevistas realizadas por telefone e uma margem de erro de 4,47%, o levantamento revelou que a candidata Daniela de Lívia lidera a corrida com 50% das intenções de voto na pesquisa estimulada, enquanto Penha Bernardes aparece em segundo lugar com 23%.
A Gerp, no entanto, faz parte de um grupo de institutos que andam causando polêmica e que, inclusive, já foram alvo de questionamentos e decisões da Justiça Eleitoral em Resende e Itatiaia.
A pesquisa foi realizada em diversas regiões do município, incluindo bairros como Araruama, São Vicente de Paula, Iguabinha, Morro Grande e Praia Seca. Além da intenção de voto, a pesquisa também mediu o índice de rejeição dos candidatos, apontando Penha Bernardes como a mais rejeitada, com 31% dos entrevistados afirmando que não votariam nela.
Além disso, a pesquisa avaliou a aprovação da atual gestão da prefeita Lívia de Chiquinho, que conta com uma aprovação de 72%. A pesquisa também indicou a avaliação de outras lideranças políticas, como o governador Cláudio Castro, que tem uma aprovação de 32%, e o presidente Lula, que foi avaliado negativamente por 61% dos entrevistados.
Fonte: RLagos Notícias