Resende e Itatiaia: Justiça eleitoral trava debate por suspeita de conchavo para favorecer Tande e Kaio

Decisão da Justiça acontece após decisão que também suspendeu a divulgação de uma pesquisa eleitoral suspeita de manipulação para favorecer candidatos do prefeito Diogo Balieiro

A Justiça Eleitoral, por meio de uma decisão da juíza Camila Lopes, da 198ª Zona Eleitoral, suspendeu o debate que seria realizado na noite de quarta-feira, 25, pela Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL, entre os candidatos a prefeito de Itatiaia, por suspeita de manobra para favorecer o candidato Kaio Márcio. Até o fechamento desta edição, não havia confirmação da realização ou não do debate desta quinta-feira, 26, com os candidatos de Resende. Isso porque a suspensão do debate de Itatiaia envolveu um suposto conchavo do deputado Tande Vieira, candidato a prefeito de Resende e aliado de Kaio, junto a membros do CDL.

Essa decisão acontece depois de a Justiça Eleitoral também barrar a divulgação de pesquisa supostamente manipulada pelo Instituto Prefab para favorecer Tande e Kaio. O que também envolve o instituto Gerp, flagrado entrevistando apoiadores de Kaio, e outros institutos alvos de polêmica em Resende e Itatiaia.

Segundo a representação, as regras e os mediadores do debate de Itatiaia foram definidos e acordados com a representação de todos os candidatos. Porém, de última hora, o CDL comunicado alterações, incluindo a mudança de mediador, a pedido de Tande, colocando uma pessoa apoiadora dele (Tande) para comandar o debate.

“Acrescentam que foram informados que a mediação do debate seria realizada pelo Presidente da CDL, Sr. Renan Siqueira e pela Presidente da CLD JOVEM, Sra. Luci Barboza. Prossegue aduzindo que em reunião agendada com todos os envolvidos, foi proposta alteração nas regras iniciais, ao argumento de que teriam sido solicitadas pelo candidato a prefeito de RESENDE, Sr. TANDE, apoiador do candidato KAIO DO DIOGO BALIEIRO, causando surpresa o fato de um único candidato ter discutido previamente as regras do debate junto à organização, sem a presença dos demais, o que violaria a transparência da organização do evento. Que, na mesma oportunidade, foi informada a alteração dos mediadores, providência com a qual não concordou em razão dos vínculos do mediador IZAQUE FARIZEL com participantes do debate, já que seria irmão de JONATAS FARIZEL, assessor executivo da Administração Pública de Resende, o que comprometeria a lisura do debate”, diz a representação.

A petição acrescenta que “em 06/06/2024 dois membros da Diretoria da CDL, quais sejam, Sr. Mário Thieme e Sr. Marcello Carrasco, prestam depoimento sob a logo do Sr. Tande Vieira, vinculando sua imagem à marca do candidato de Resende, aduzindo que o candidato KAIO também já integrou a entidade”. Essas informações acabaram sendo veiculadas nas redes sociais, ou seja, o vínculo direto entre mediadores e os candidatos Tande e Kaio.

Assista o vídeo.

“Afinal, o esvaziamento do evento pode gerar exposição maior àqueles que participarem em prejuízo dos demais, mormente quando desobedecida a proporção prevista no dispositivo normativo…. Firme nessas razões, DEFIRO EM PARTE A TUTELA DE URGÊNCIA para SUSPENDER a realização do debate agendado para a data de hoje (25/09/2024) na sede do CDL ITATIAIA RESENDE, até que se esclareçam os fatos alegados à exordial, sob pena de multa de R$100.000,00 (cem mil reais) para o caso de inadimplemento”, decidiu a juíza.

Para conferir a decisão na íntegra, clique nesse link.

Recentemente Kaio também foi enquadrado por um produtor rural que disse que o governo de Diogo foi o pior de todos os tempos para a categoria.

A CDL, em seus canais nas redes sociais, não comentou diretamente sobre a decisão e se limitou a divulgar uma nota dizendo que as alterações de última hora foram distorcidas por um dos candidatos.