Manipulação em Itatiaia: Partido da base de Irineu contrata pesquisa de “instituto fantasma”

Os moradores de Itatiaia, que já andam desconfiados com a enxurrada de pesquisas eleitorais suspeitas, devem torcer o nariz mais uma vez na reta final da corrida eleitoral. Recentemente, o instituto Gerp apresentou um levantamento com uma distorção de quase 90% em cima do candidato Kaio Márcio.

No final da semana passada, o partido Avante, que integra a coligação do prefeito Irineu Coelho, contratou o Instituto Infoppe. Segundo dados da Receita Fderal, o Infoppe está sediado na sala 1112 do Edifício Tread Tower, na Rua General Andrade Neves, em Niterói. O problema é que a sede da Infoppe é uma sala vazia com anúncio de aluguel pela corretora MGF Imóveis.

Para piorar, o capital social da Infoppe é zero. O que, para muitos, levanta ainda mais suspeitas de que o instituto não passa de uma empresa de fachada para tentar cacifar Irineu na reta final da corrida eleitoral com resultados manipulados.

Nos bastidores da política local, há quem diga que a pesquisa do Infoppe tem o dedo do candidato a vereador Leonardo Coimbra, considerado uma espécie de “ministro das Relações Exteriores” de Irineu. Leonardo seria ligado a um empresário da terceirizada Escad Rental Locadora de Equipamentos, que detém um contrato que soma cerca de R$ 15 milhões em aluguel de máquinas, alvo de denúncias feitas ao Ministério Público.

“…Há fortes rumores em Itataia de que o candidato a vereador do Avante Leonardo Coimbra está em conluio com o empresário Celsinho, da terceirizada Escad, para difundir uma pesquisa manipulada pelo Infoppe… nota-se que o Infoppe sequer possui capital social. Ademais, o endereço da empresa, Rua General Andrade Neves, número 9, sala 1112, em Niterói, consta em um anúncio de locação de uma imobiliária, com fotos de uma sala desocupada…
percebemos que se trata de uma empresa de fachada, usada para tentar confundir e arrebanhar votos de pessoas menos informadas e mais fragilizadas, uma tentativa de golpe rasteiro na livre escolha, por conseguinte no processo democrático”, diz a denúncia.