O sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas de Itatiaia encontrava-se fora do ar nesta sexta-feira, dia 29. Fontes do setor financeiro da prefeitura informavam que a indisponibilização do serviço, mantido pela empresa de informática Custom, seria uma manobra do governo do prefeito Irineu Coelho para dar calote a diversos fornecedores, além de cargos comissionados recém-exonerados.
“A prefeitura tá quebrada, foi o Irineu que mandou tirar o sistema do ar, isso é esquema dele com a Custom pra dar calote nas empresas e nos CCs que tão saindo”, disse a fonte.
Para conferir o boletim oficial na íntegra, clique nesse link.
Recentemente o governo de Irineu celebrou o contrato 145/2024 com a Custom. Segundo denúncia já encaminhada ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, MPRJ, a prefeitura de Itatiaia clonou o edital do pregão eletrônico 27/2023, que havia sido suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, TCERJ, pela suspeita de direcionamento do edital para a vitória da Custom.
Enquanto isso, a prefeitura acumulava R$ 1,5 milhão em pagamentos sem licitação à empresa. O que começou justamente depois que de o site da prefeitura de Itatiaia sair do ar, em agosto do ano passado.