Os vereadores de Itatiaia aprovaram por unanimidade esta semana o percentual de 40% do orçamento a título de remanejamento de verba do orçamento de 2025 para o futuro prefeito, Kaio do Diogo Balieiro, usar sem aprovação prévia dos vereadores.
Essa aprovação significa que Kaio do Diogo Balieiro poderá remanejar cerca de R$ 165 milhões sem precisar passar pelo crivo dos vereadores. Nos bastidores da cidade do sul fluminense, o que se comenta é que a aprovação pode ter sido uma “ação entre amigos” ou um “toma lá, dá cá”, através da distribuição de cargos comissionados, os CCs, e realocação de vereadores que não conseguiram se reeleger. Entre eles o vereador José Adelson Rodrigues de Oliveira, o Toroca, que já teria acertado uma vaga no governo de Kaio do Diogo Balieiro.
Nas redes sociais, o futuro prefeito agradeceu o “voto de confiança dos vereadores”.
Assista o vídeo.
É bom lembrar que Kaio do Diogo Balieiro não tem motivos para reclamar da falta de dinheiro em 2025, já que o futuro prefeito terá em mãos a quinta maior arrecadação per capita do estado do Rio de Janeiro para gerenciar em 2025.
Em maio desse ano, antes da corrida eleitoral, os mesmos vereadores endureceram o jogo contra o atual prefeito, Irineu Coelho, que supostamente tentou usar a aprovação de uma greve de médicos para forçar os vereadores a aprovarem verbas suplementares em suposto conchavo com o ex-prefeito de Resende José Rechuan.