Após exonerações e renomeações em massa de ccs, reajuste anual dos servidores de Itatiaia fica 1,23% abaixo do IPC

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que mede a inflação, fechou 2022 em 7,32%. Essa referência é usada por diversas prefeituras na hora de calcular o reajuste anual dos servidores concursados, o que não é o caso de Itatiaia.

Na cidade do sul fluminense, o prefeito Irineu Coelho acaba de enviar para a Câmara um projeto de lei concedendo 5,93% de reposição salarial, percentual que fica quase 1% acima do IPCA mas 1,23% abaixo do IPC, já que esses dois índices são diferentes.

Mogi das Cruzes (SP) por exemplo deu 9% de aumento, 1,68% acima do IPC e quase 5% acima do IPCA. Para ler a matéria sobre o aumento dos servidores da cidade paulista, clique nesse link.

Já os servidores de Dom Pedro de Alcântara (RS) tiveram 10% de reajuste, 2,68% acima do IPC e quase 6% acima do IPCA. Para ler a matéria sobre a cidade gaúcha, clique nesse link.

Em Itatiaia, os servidores concursados chegaram a ter a esperança de uma reposição que ajudasse a reduzir as perdas dos últimos anos no final de abril, quando o prefeito Irineu Coelho exonerou quase mil CCs e abriu espaço na folha de pagamento para os concursados. Porém, dois dias depois de promover um impacto milionário com indenizações, o governante voltou a renomear a maioria dos cargos comissionados que havia exonerado. Para ler uma matéria relacionada a esse assunto, clique nesse link.