Prefeito de Itatiaia se omite no envio de ato administrativo para aprovação de projeto e servidores podem ficar sem reajuste salarial

Depois de gastar tinta e milhões dos cofres públicos com exonerações em massa, pagamento de indenizações e renomeações de centenas de cargos comissionados em um intervalo de menos de uma semana entre o final de abril e o começo maio, o prefeito de Itatiaia Irineu Coelho deixou de assinar a chamada “declaração do ordenador” para que os vereadores votassem nesta quinta-feita, dia 25, o projeto que concede, ou concedia, 5,93% de reposição anual aos servidores da prefeitura.

A declaração do ordenador é um ato administrativo de ateste para firmar que a realização das despesas cumpre os requisitos legais, o que não teria sido feito por Irineu ao enviar o projeto 659/2023, que previa o aumento.

Segundo o que disse o presidente da Câmara, Vini Celular, em um vídeo que circula nas redes sociais, “a prefeitura, com alguns problemas, até mesmo com um retorno do Tribunal de Contas, deixou de enviar a declaração do ordenador de despesas”, no caso o prefeito Irineu.

O aumento, ainda que fosse adiante, já havia causado desgaste a Irineu por ter ficado abaixo do reajuste do salário mínimo. O “reajuste fajuto” do alcaide chegou a ser alardeado pelo vereador João Márcio, ligado ao ex-prefeito Eduardo Guedes e que se tornou defensor ferrenho de Irineu na Câmara. Para ler essa matéria, clique nesse link.

Enquanto os concursados de Itatiaia “chupam o dedo”, os CCs de Irineu continuam bem na fita, já que embolsaram indenizações que chegaram a mais de R$ 10 mil há menos de uma mês. Para ler uma matéria sobre o assunto, clique nesse Link

Mas, caso o problema de Irineu tenha sido a extrapolação do limite com a folha de pagamento pela lei de responsabilidade fiscal, o prefeito parece que já estava ciente no final de abril, já que esse foi o motivo invocado por ele para promover a exoneração em massa de quase mil CCs, dois dias antes de renomear a maioria deles. Para ler a matéria sobre a exoneração em massa, clique nesse link.