Assinado recentemente entre a prefeitura de Itatiaia e a Andrissul Transportes, empresa localizada em Porto Real, o contrato administrativo 103/2023 tem como objeto a locação de caçambas e destinação final de lixo verde e restos de construção civil.
Para acessar o contrato na íntegra, clique nesse link.
Recentemente, a própria prefeitura usou as redes sociais para divulgar a disponibilização das caçambas.
Mas, na prática, a destinação final de responsabilidade da Andrissul pode estar com outro endereço: o lixão da Vila Maia.
Pelo menos é o que dizem os moradores do bairro, que nos últimos dias afirmaram o aumento de despejo de entulho e lixo de caçambas aparentemente iguais às que foram divulgadas pela prefeitura.
O problema é antigo, sério e a solução foi mais um dos objetos de campanha não cumpridos pelo atual prefeito, pelo menos por enquanto. Enquanto isso, a Vila Maia e imediações continuam sofrendo com mau cheiro, queimadas, insetos e roedores, entre outros transtornos.
A Andrissul, que é de propriedade de Celmo Raggi Junior, que foi apoiador de Irineu Coelho, teria sido supostamente favorecida em outra licitação, para serviços de limpeza nas vilas de Maromba e Maringá, mesmo cobrando mais de R$ 2,4 milhões, quase 200% acima do valor praticado nos últimos anos. Isso porque, a prefeitura teria incluído a exigência de uma certidão relacionada ao transporte do lixo em rodovias, documento que parece não estar sendo tão necessário assim, caso a Andrissul esteja realmente usando o terreno do município para descartar o lixo. Para ler a matéria completa sobre a empresa do apoiador de Iirneu, clique nesse link.