O Café do Trabalhador, programa do Governo do Estado que oferece café da manhã a 50 centavos, chega a Paracambi, a partir desta segunda-feira (12/6), às 9h, na Avenida dos Operários. No local serão distribuídos 250 kits por dia, que vão garantir a primeira refeição do dia para a população a preço popular. Essa será a 33ª unidade em funcionamento no estado.
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o Café do Trabalhador faz parte da política estadual de combate à fome e está em operação em outros municípios da região como São Gonçalo, Tanguá e Itaboraí. Em Paracambi, o serviço será disponibilizado de segunda a sexta-feira, a partir das 5h30. Por mês, serão fornecidos 5.500 kits na cidade.
O programa passará a oferecer, contabilizando os 33 polos, 12 mil kits por dia. A expectativa é que ainda no mês de junho, outras três unidades do Café do Trabalhador sejam inauguradas no estado, nas cidades de Belford Roxo, Porto Real e Resende.
– Estamos trabalhando para que o Café do Trabalhador atinja o mais rapidamente possível o maior número de municípios. Agora já temos 31 cidades recebendo este importante serviço do Estado. Alimentar bem a população é a nossa principal missão – Ressalta Rosangela Gomes, secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
O programa funciona em locais próximos a áreas de concentração de usuários de transporte público. Cada kit do Café do Trabalhador é composto de café ou leite quente sem açúcar, pão com manteiga e uma fruta. Além de guardanapo, mexedor descartável, sachês de açúcar ou adoçante. Os itens são armazenados em sacola plástica para o transporte seguro.