Itatiaia: “Centro de Fisioterapia se encontra perdido, uma quantidade absurda de pacientes para serem atendidos e profissionais em exaustão”

Funcionários e pacientes do Centro de Fisioterapia de Itatiaia, pelos relatos que inundam os grupos nas redes sociais, parecem unidos pela dor, sofrimento, descaso e falta de respeito.

“A clínica de fisioterapia se encontra perdida, chegamos na recepção, uma quantidade absurda de pacientes aguardando para serem atendidos. Nos profissionais podemos ver a exaustão e correia dentro de um setor que sempre foi de muita eficiência e qualidade nos atendimentos. Hoje o atendimento se resume a ‘choquinho’ e (os pacientes) logo liberados porque não há espaço e o tempo se tornou curto para uma demanda abrupta no setor” .

Segundo os depoimentos de quem acompanha o problema de perto o problema, um dos motivos da precariedade do atendimento no Centro de Fisioterapia, que já foi visto como referência no atendimento de crianças especiais e adultos com sequelas neurológicas, estaria relacionado na alta quantidade de exonerações de profissionais que atuavam no setor.

“Retiram profissionais onde de faz necessário e enchem as recepções de secretarias onde a pergunta é: pra que e por quê?”

Outro motivo para o congestionamento de pacientes e queda na qualidade de atendimento do Centro de Especialidades seria a redução no horário de funcionamento da unidade de saúde anunciada pelo governo do prefeito Irineu Coelho em abril, que começou a vigorar no dia 1º de maio, quando o atendimento noturno foi suspenso pelo atual gestão e deixou dezenas de trabalhadores sem tratamento, no caso daqueles que só podem ser atendidos após suas jornadas de trabalho diárias. Para ler a matéria sobre esse assunto, clique nesse link.

A precariedade na saúde de Itatiaia, uma das mais ricas do Brasil em arrecadação per capita, pode ser percebida até na falta de reparos no tomógrafo da prefeitura. Tanto que a administração municipal teve que “pedir penico” para o governo do estado na utilização da unidade de tomografia móvel, com direito a pirotecnia de políticos nas redes sociais tentando se promover com o equipamento comprado com o dinheiro do povo dos estado do Rio de Janeiro. Para ler a matéria sobre esse assunto, clique nesse link.