Itatiaia: após Irineu chamar denúncia de contratação da Custom em troca de propina de “fake news”, prefeitura abre licitação para sistema informatizado de gestão de tributos

Três meses depois de o prefeito de Itatiaia, Irineu Coelho, usar uma live para acusar a imprensa de “fake news” e negar a existência de uma denúncia feita ao Ministério Público envolvendo um suposto esquema de pagamento de propina em troca do favorecimento da empresa de informática Custom em um processo licitatório para gestão informatizada de tributos municipais a um valor que estaria superfaturado, a administração da cidade do sul fluminense publicou na terça-feira, dia 4, o aviso de licitação 129/2023 para a terceirização dos serviços que deram origem à denúncia – o pregão 129/2023 está marcado para o próximo dia 15.

Para acessar o boletim oficial na íntegra, clique nesse link.

Pelo que consta no novo pregão, o valor global da empresa deve girar em torno de R$ 565,3 mil, embora não seja possível afirmar os desdobramento do pregão eletrônico 27/2023, que teria sido fraudado para favorecer a Custom em troca de propina.

Isso porque o pregão recém-publicado pela prefeitura (129/2023) tem como objeto a contratação de uma empresa para gestão de um sistema informatizado de tributos municipais (ISSQN, IPTU, ITBI e taxas), que foi a origem de uma crise interna no governo de Irineu que teria resultado na exoneração do antigo secretáriode administração tributária, Ernane Dias, que teria dado entrada no processo administrativo 11068/2022. Esse processo, segundo a denúncia, englobava a gestão informatizada, serviço que era executado desde 2018 pela Custom, que supostamente agiu em conluio com agentes públicos municipais e políticos para vencer o certame que seria aberto após a saída de Ernane.

Segundo a denúncia, o novo processo teria sido aberto em sigilo e publicado em uma edição extra do boletim oficial (33/2023) de 15 de fevereiro desse ano constando o pregão 27/2023 que acabaria “vencido” pela Custom.

Para ler a matéria na íntegra com os detalhes que envolvem Irineu, vereadores e outros agentes no suposto esquema, clique nesse link.

Para ler a denúncia na íntegra, clique nesse link.

Para ler a matéria na íntegra sobre o aparecimento do nome do controlador de Itatiaia em uma procuração da Custom, clique nesse link.