Famosa até um passado recente por suas belezas naturais, Itatiaia atualmente é lembrada em todo o Brasil pelos escândalos de corrupção. Mas, a pequena cidade do sul fluminense também já começa a ganhar destaque pela enxurrada de denúncias de crimes ambientais que estariam se espalhando pela cidade, supostamente com a vista grossa e até a participação de autoridades municipais.
Na semana passada por exemplo, máquinas alugadas pela prefeitura teriam sido vistas nas imediações da Rua Cravinas em operações de aparente despejo de escória, alargamento e abertura de vias supostamente clandestinas. As ações promovidas pelo governo do prefeito Irineu Coelho teriam sido realizadas sem licença dos órgãos ambientais e com o propósito de favorecer a valorização dos terrenos da localidade.
Presidida atualmente pelo vereador Marcos Vinicius Campos Leal, o Vini Celular, a Câmara Municipal não demonstra muito interesse em fiscalizar e combater as supostas “traquinagens” do governo de Irineu. O que parece também ser o caso do vice-presidente da Casa de Leis, vereador João Marcio.
Outro exemplo é o despacho 385/2022 do Ministério Público, que apura uma denúncia de abandono da Vila Flórida, onde, segundo o documento, há “ocorrência de invasão de terras”, “não há infraestrutura, não sendo abrangido pelos serviços públicos, especialmente, coleta de lixo” e que, “além de causar dano ao meio ambiente, afeta o gado e atrai animais de rua e insetos, podendo afetar, assim, a saúde”.
“Em seguida, expeça-se ofício às Secretarias Municipal de Meio Ambiente, de Obras Públicas e de Habitação e Regularização Fundiária do Município de Itatiaia/RJ, por e-mail, com o mesmo conteúdo, a ser instruído com cópia da representação e da presente promoção, solicitando que, no prazo de 20 (vinte) dias: (i) manifeste-se acerca do noticiado na representação, notadamente informando se possui conhecimento dos fatos narrados e se há veracidade em seu teor(…)”, expressa a notificação do MP à prefeitura de Itatiaia.
Como se não bastassem os “braços cruzados” para o que se apresenta como descaso do governo de Irineu para com o meio ambiente, Vini Celular ainda pautou recentemente uma indicação de João Marcio para instalação de iluminação publica em uma área de proteção permanente (APA) de Penedo, supostamente na tentativa de fazer média com os moradores. Para ler essa matéria na íntegra, clique nesse link.
Vini e João Marcio também parecem pouco preocupados em colocar fim ao problema do lixão da Vila Maia, onde recentemente um caminhão foi flagrado despejando entulho de uma caçamba da empresa Andrissul, empresa do apoiador de Irineu Celmo Raggi Junior, contratada recentemente por cerca de R$ 1,2 milhão. Para ler essa matéria, clique nesse link.