Depois de anunciar “data fake”, Itatiaia suspende licitação relacionada à suposta fraude para favorecimento da Custom em troca de propina

Suspenso em caráter indeterminado, certame foi agendado inicialmente para acontecer num final de semana quando a data correta era segunda-feira

A prefeitura de Itatiaia confirmou esta semana o adiamento “sine die”, que significa suspensão por prazo indeterminado, o pregão eletrônico 129/2023. O certame havia se tornado mais um objeto de polêmica envolvendo o governo do prefeito Irineu Coelho vinculado à suposta tentativa de perpetuação da empresa de informática Custom mediante pagamento de propina, segundo uma denúncia que tramita no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o MPRJ.

Para acessar a página do boletim oficial na íntegra, clique nesse link.

O imbróglio teria começado em setembro de 2022, quando o antigo secretário de administração tributária, Ernane Dias, teria dado entrada no processo administrativo 11068/2022. Esse processo, segundo a denúncia, englobava a gestão informatizada, serviço que era executado desde 2018 pela Custom, que supostamente agiu em conluio com agentes públicos municipais e políticos para vencer o certame que seria aberto após a saída de Ernane. Para ler essa matéria na íntegra, clique nesse link.

Na Câmara de Itatiaia, a Custom parece que ainda vai ter vida longa. Pelo menos no que depender do presidente da Casa de Leis, Marcos Vinicius Leal, o Vini Celular, que aditivou por 12 meses um contrato com a empresa ao valor de R$ 186,2 mil, 270% a mais que o da Câmara de uma cidade de Goiás com 527 mil habitantes. Para ler essa matéria na íntegra, clique nesse link.