Os servidores públicos da prefeitura de Itatiaia aindam tentam se recompor das últimas medidas de arrocho contra a categoria promovidas pelo governo do prefeito Irineu Coelho, eleito em um pleito suplementar em março de 2022 prometendo medidas de valorização do funcionalismo em seus primeiros dias de gestão.
No dia 4, um memorando direcionado a servidores da saúde estabeleceu o corte da gratificação por produtividade e o 5º plantão, arrocho que faz parte de um pacote de medidas estipuladas no decreto 4.313/2023, que já está sendo chamado de “decreto da covardia”, editado pelo alcaide no dia 2.
Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
O “decreto da covardia” já provocou reação entre os servidores concursados, que anunciaram uma greve de 48 horas nos dias 28 e 29 de agosto.
“Prefeito Irineu, tire as mãos do meu bolso. Sou funcionário concursado, mereço e exijo RESPEITO E VALORIZAÇÃO”, diz um trecho do informe divulgado pelo sindicato da categoria.
Enquanto espreme ainda mais o bolso dos servidores concursados de Itatiaia, Irineu faz o contrário em relação às terceirizadas. Dias antes do “decreto da covardia”, a administração municipal firmou mais um contrato milionário. Dessa vez com a empresa Preserve Ambiental, sediada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que vai receber até R$ 6.355.748,52 ao término de 12 meses em serviços de “revitalização, manutenção e conservação dos próprios municipais”.
Para acessar o boletim oficial com extrato do contrato 201/2023, clique nesse link.
Dois dias após oficializar a contratação da Preserve, Irineu atacou de “pintor de rodapé” para tentar fazer média com a população ao participar do mutirão de pintura do muro de uma escola. O que talvez não fosse necessário, já que a administração municipal celebrou em julho dois contratos que totalizam R$ 3,2 milhões para “serviços contínuos de manutenção e conservação das unidades escolares”.
Nesse caso, a empresa “felizarda foi a NC, de Nilópolis, também na Baixada Fluminense. Para ler mais sobre essa matéria, clique nesse link.