A construção de uma cerca pela prefeitura de Itatiaia está causando revolta entre a população da cidade do sul fluminense, que vive mais um momento de turbulência na história político-administrativa da cidade de aproximadamente 30 mil habitantes.
Dessa vez, a administração do prefeito Irineu Coelho, eleito em um pleito suplementar em março do ano passado prometendo “colocar os ratos de Itatiaia dentro de uma gaiola”, decidiu cercar um terreno no bairro Vila Maia, usado nos últimos ano para despejo de lixo e entulho. Porém, o que os moradores não esperavam é que a cerca sairia a R$ 647,5 mil ao bolso dos contribuintes.
A cerca milionária também pode deixar o governante encurralado já que os servidores da Educação encabeçam um movimento que acontece segunda e terça-feira, dias 28 e 29, contra uma ofensiva do prefeito arrochando os servidores concursados. Trata-se de uma greve de 48 horas em protesto contra um decreto que começou a vigorar no início do mês suspendendo diversos benefícios que contemplavam vários segmentos do funcionalismo público. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
A contratação da “cerca milionária” também teria acontecido em um momento de forte esvaziamento político de Irineu, já que o político teria trocado boa parte de seus apoiadores por “estrangeiros” vindos de Angra dos Reis, Baixada Fluminense, Resende, e outras cidades ou regiões, que teriam pesado no afastamento da administração municipal dos anseios da população. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
Enquanto jorra dinheiro na contratação da Engetela e se “apega aos estrangeiros” a gestão de Irineu anda falhando em suas principais promessas de campanha. Uma delas é o fornecimento de água potável à população. Para ler uma matéria sobre esse assunto, clique nesse link.
Outro caso é a falta de remédios básicos no hospital municipal e as queixas de precariedade no atendimento, considerado carro-chefe das promessas de campanha do alcaide. Para ler uma matéria sobre esse assunto, clique nesse link.