Resende comemora 222 anos sexta-feira, dia 29, em clima boa aprovação do prefeito Diogo Balieiro Diniz, que teria apostado alto no colega Irineu Coelho para o pleito suplementar da vizinha Itatiaia, em 2022. Porém, a estratégia de Balieiro em escolher “alguém fora da política” e “sem vínculos com as velhas raposas de Itatiaia” parece não ter dado certo.
Quem presenciou a disputa eleitoral em Itatiaia em 2022 diz que os principais nomes ligados a Diogo foram presenças marcantes na caminhada de Irineu. Um deles foi o vereador Reginaldo de Engenheiro Passos, que chegou a afirmar que “seria melhor Itatiaia voltar para Resende”, antes de o parlamentar pedir voto para Irineu dizendo que o atual prefeito seria a “benzetacil” de Itatiaia, conversa que parece ter surtido efeito embora a “o benzetacil” tenha falhado.
Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.
Outro nome próximo a Diogo Balieiro que se aproximou, e muito de Irineu, foi o deputado estadual Tande Vieira, considerado um dos principais interlocutores entre os dois prefeito.
Embora goze de certa simpatia da população de Itatiaia, que em boa parte bate à porta de Resende na busca por atendimento de Saúde, Diogo Balieiro pode ter dificuldade no futuro para explicar por que indicou Luiz Saldanha, ex-diretor da Santa Casa de Resende, para a secretaria Saúde de Itatiaia.
Isso por que o titular dessa pasta do governo de Irineu, considerado homem de confiança de Diogo, parece demonstrar pouca eficácia em consertar as mazelas da saúde de Itatiaia.
Luiz Saldanha parece ser mais uma prova de que o que pode ter funcionado em Resende não funciona em Itatiaia, mesmo tendo sido ele indicado por Diogo Balieiro. Um exemplo das bolas foras de Luizão, como o secretário é popularmente conhecido, foi a contratação recente da “fábrica de móveis” R de Carvalho Lima por R$ 50 mil para fornecimento de carnes.
A empresa, do vice-prefeito de Porto Real, supostamente uma intermediadora de mercadorias, chegou a entregar carnes fora das especificações recentemente e ainda ganhou um “advogado de defesa” em Itatiaia, o vereador João Márcio. O assunto foi noticiado pelo jornalista Elizeu Pires e já teria chegado ao conhecimento do Ministério Público. Para ler essa matéria, clique nesse link.
O indicado de Diogo Balieiro parece não ter feito tão bem para o “baixo clero” da Saúde de Itatiaia, já que o ex-diretor da Santa Casa de Resende já assinou dezenas de “reconhecimentos de dívida” em um total de cerca de R$ 600 mil para um pequeno grupo de servidores da Saúde. Para ler mais sobre esse assunto, clique nesse link.